Uma revisão dos dados de mortes durante a onda da variante delta do vírus da Covid-19, que atingiu a índia no início de 2021, sugere que o número de mortos pela pandemia naquele período pode ser muito maior do que 500 mil. As informações indicam que o número de óbitos naquele período pode ter passado de 3,2 milhões durante a onda.

Na época, o governo indiano apontou que o número de mortos era menor que um milhão, porém, o estudo de autoria do professor de economia Paul Novosad mostra um número entre seis e sete vezes maior. Os números podem aumentar o número global de mortes em 50%.

publicidade

50% mais mortes

“Apenas contando corretamente as mortes na Índia vai aumentar a contagem global de mortalidade por Covid em quase 50%”, declarou Novisad. Os resultados foram divulgados em um artigo publicado em uma das edições de janeiro da revista Science.

A equipe revisou dados sobre as causas de morte de uma pesquisa independente com 140 mil adultos e de duas fontes de dados oficiais do governo indiano. Os dados incluíam mortes relatadas em unidades de saúde e mortes registradas em dez estados da Índia. 

publicidade

Leia mais:

Os pesquisadores compararam as contagens com os padrões encontrados em anos anteriores, antes da pandemia da Covid-19. A partir daí, foi percebido um aumento entre 26% e 29% no número de mortes durante a onda da variante delta em comparação com o total de mortes nos anos anteriores.

publicidade

Novas fontes de dados

Dados usados no estudo incluem imagens de satélite para medição do bem-estar populacional. Imagem: NOAA

Estes dados foram bastante consistentes, mesmo em fontes de dados separadas. “Estamos triangulando esse número de várias direções diferentes e temos amplo acordo em relação ao intervalo que estamos encontrando”, escreveram os pesquisadores.

O trabalho usou diversos novos tipos de dados, incluindo medidas de bem-estar, que são geradas a partir de imagens de satélite. Também foram utilizados dados coletados por programas governamentais e registros administrativos que estavam arquivados, mas ainda não haviam sido usados.

publicidade

Via: Medical Xpress

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!