Dois dos principais sites de e-commerce do Brasil, o Submarino e o Americanas, estiveram”fora do ar” na manhã e parte da tarde deste sábado (19). Para muitos usuários, os sites nem sequer carregam, com uma mensagem de erro de DNS, ou quando carregam mostram conteúdo incompleto, impossibilitando seu uso.

Segundo o serviço Downdetector, o Submarino apresentou problemas desde as 0h30 deste sábado. O serviço aparentou ter normalizado brevemente às 5h45, com o número de reclamações de dificuldades no acesso disparando logo em seguida.

Fonte: Downdetector / Reprodução

Nas redes sociais, os perfis oficiais dos sites não mencionaram a dificuldade de acesso. Em seu grupo no Telegram o coletivo hacker conhecido como LAPSUS$, envolvido em ataques ao Ministério da Saúde e à Claro, mencionou o incidente com ironia, mas não assumiu autoria de um ataque.

Mensagem do grupo LAPSUS$ no Telegram. Imagem: Reproduçao

“Acho que Americanas e Submarino, sites de compras da B2W, tem alguns problemas”, diz a mensagem, postada às 2h52 da manhã deste sábado.

publicidade

Em nota, a Americanas S.A., responsável pela operação das plataformas digitais e lojas físicas do grupo, informou: “A Americanas informa que suspendeu preventivamente parte dos servidores do ambiente de e-commerce na madrugada deste sábado (19/02), assim que identificou risco de acesso não autorizado. Os ambientes foram normalizados às 15h16 e não há evidência de comprometimento das bases de dados. As lojas físicas não tiveram suas atividades interrompidas e permaneceram operando normalmente”.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!