A SpaceX lançará 49 satélites da Starlink nesta segunda-feira (21). Um Falcon 9 de dois estágios está programado para decolar da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, às 11h44 no horário de Brasília. A transmissão oficial começará cerca de 15 minutos antes do lançamento.

O plano inclui o retorno e pouso de foguete cerca de nove minutos após a decolagem. O primeiro estágio do Falcon 9 voltará à Terra para um pouso vertical na balsa autônoma da SpaceX A Shortfall of Gravitas, que estará estacionada no Oceano Atlântico a algumas centenas de quilômetros de distância da costa da Flórida.

publicidade

A SpaceX inicialmente planejava lançar a missão no domingo, mas atrasou um dia devido ao mau tempo para a recuperação do foguete. O lançamento desta segunda vai marcar o 11º lançamento e pouso deste primeiro estágio do Falcon 9 em particular. Isso iguala o recorde de reutilização da SpaceX, que foi estabelecido por um núcleo diferente do Falcon 9 durante um lançamento da Starlink em dezembro.

A SpaceX já lançou três grandes lotes de Starlink este ano — dois em janeiro e um no dia 3 de fevereiro. A missão mais recente teve sérios problemas por causa de uma erupção solar, que desencadeou uma tempestade geomagnética aqui na Terra.

publicidade

Essa tempestade aumentou a densidade atmosférica, aumentando o arrasto nos satélites Starlink recém-lançados. Como resultado, 40 das 49 naves espaciais caíram de volta à Terra.

A SpaceX já lançou cerca de 2.100 satélites Starlink, mas a empresa está longe de terminar. A companhia de Elon Musk tem aprovação para lançar 12.000 naves Starlink e solicitou permissão de um regulador internacional para mais 30.000 equipamentos.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!