Batizada de S.S. Piers Sellers, em homenagem a um astronauta norte-americano falecido em 2017, a espaçonave Cygnus da 17ª missão da Northrop Grumman a serviço da agência espacial norte-americana chegou à Estação Espacial Internacional nesta segunda-feira (21). Ela decolou a bordo de um foguete Antares às 14h40 deste sábado (19), horário de Brasília, da Wallops Flight Facility da Nasa, na Virgínia.

Contendo mais de 3,5 toneladas de carga, a nave Cygnus NG-17 chegou à Estação Espacial Internacional (ISS) nesta manhã. Imagem: NASA

De acordo com o site Space.com, ela leva 3,7 toneladas de carga, incluindo suprimentos, equipamentos e material para experimentos científicos. Raja Chari, astronauta da Nasa, capturou o veículo às 4h44 EST (6h44, pelo horário de Brasília) com o braço robótico da ISS, enquanto as duas espaçonaves voaram sobre o Oceano Índico. Pouco mais de duas horas depois, o mesmo braço robótico ligou Cygnus NG-17 ao módulo norte-americano Unity da estação espacial.

publicidade

Durante o procedimento, Chari controlou o braço robótico a partir da janela da Cúpula do módulo Tranquility da estação espacial. Outra astronauta da Nasa, Kayla Barron, também membro da Expedição 66, ajudou durante o processo.

Leia mais:

publicidade

Experimento contra incêndios da Nasa chega à Estação Espacial Internacional a bordo da nave Cygnus

No meio da carga da espaçonave Cygnus NG-17, está um experimento da Nasa projetado para melhorar a segurança contra incêndios nas missões à Lua e a Marte.

Chamado de SoFIE (Solid Fuel Ignition and Extinction – que, em tradução livre quer dizer Ignição e Extinção de Combustível Sólido), o experimento é o mais recente de uma série de investigações em órbita que visam analisar como o fogo se comporta na microgravidade.

publicidade

Além disso, a tripulação da ISS recebeu um kit de matrizes solares para aumento na produção de energia, nova iluminação para o braço robótico Canadarm2 e outros experimentos e equipamentos. A Cygnus também entregou algumas guloseimas para os astronautas, como abacates frescos, tomates, toranjas, peras e mirtilos.

Cygnus NG-17 permanecerá no laboratório orbital até o fim de maio. Durante este tempo, a espaçonave realizará seu primeiro reboost do posto avançado orbital. O reboost é uma manobra projetada para elevar a altitude da ISS, para neutralizar o arrasto da atmosfera residual da Terra, que puxa a estação para baixo ao longo do tempo.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!