Uma dica para deixar as suas redes sociais com um toque mais profissional é excluir postagens antigas, que muitas vezes já não refletem mais quem você é atualmente. A dica vale especialmente para aqueles que estão procurando uma vaga de emprego.

Um levantamento recente da CareerBuilder, um dos sites de emprego mais visitados nos Estados Unidos, revela que mais da metade dos contratantes já consideram o conteúdo postado pelos candidatos na internet como um requisito para fechar um contrato.

Leia mais:

A boa notícia é que as plataformas mais populares do momento possuem opções de excluir postagens datadas (ainda que o recurso esteja escondido em alguns casos).

publicidade

O Instagram, como veremos a seguir, disponibilizou recentemente a capacidade de se livrar de várias postagens antigas de uma vez. Algo que o Facebook, dono da plataforma, também já oferece nos seus ajustes de configuração. 

A má notícia para os usuários do Twitter é que o microblog ainda não conta com essa funcionalidade, exigindo que você exclua uma postagem de cada vez.

Quer saber como fazer uma verdadeira faxina nas suas redes sociais? Então confira o nosso guia abaixo.

Apagar postagens no Instagram

O Instagram oferece uma maneira rápida de deletar postagens antigas. Se desejar, é possível excluir ou arquivar os seus posts, bem como as interações que fez ao longo do tempo com outros usuários da rede social. 

Passo 01: para começar, abra o aplicativo do Instagram e na tela do seu perfil, toque nas três listras horizontais na lateral superior direita.

Apagar postagens no Instagram

Passo 02: em seguida, toque na opção ‘Sua atividade’

Apagar postagens no Instagram

Passo 03: agora, toque em ‘Fotos e vídeos’.

Apagar postagens no Instagram

Passo 03: na próxima tela, você pode escolher por onde deseja começar a limpeza. Acessando ‘Publicações’, a primeira opção, é possível filtrar dos posts mais antigos ao mais recente tocando em ‘Classificar e filtrar’. Muito mais prático que verificar todas as postagens manualmente.

Apagar postagens no Instagram
Se desejar, como no exemplo acima, também é possível filtrar as postagens por data, para ver apenas o que você compartilhou em um determinado período. Imagem: Captura de tela

Passo 04: por fim, toque em ‘Selecionar’ na lateral superior direita para destacar todas as fotos que deseja remover do seu perfil. Depois, toque em excluir na borda inferior da tela para finalizar o processo (se preferir, também há a opção de arquivar os posts tocando em ‘Arquivar’ na borda inferior da tela).

Apagar postagens no Instagram

O mesmo procedimento também funciona para selecionar e excluir comentários. O que muda é acessar a opção ‘Interações’ no menu ‘Sua atividade’, em seguida, bem como no caso das postagens, é possível filtrar e remover várias interações de uma vez. 

Dica extra: caso queira manter uma cópia de tudo que já compartilhou no Instagram, basta acessar a página https://www.instagram.com/download/request/ e adicionar um endereço de e-mail. Depois disso, a plataforma enviará um arquivo com todo o conteúdo, o que pode levar até 48 horas.

Deletar postagens no Facebook

Com o passar dos anos, o Facebook, criado como ferramenta de comunicação para estudantes universitários, se tornou a rede social mais popular do planeta. Com isso, a plataforma virou um espaço virtual onde os usuários compartilham de tudo um pouco.

Postagens mais antigas, inclusive, costumam ser “lembradas” pela plataforma como memórias.

Assim como o Instagram, também há uma ferramenta nos ajustes da rede social que permite remover postagens em massa da sua linha do tempo.

Passo 01: para encontrar o recurso, abra o aplicativo do Facebook e acesse o menu de configurações tocando nas três listras horizontais na lateral inferior direita.

Passo 02: em seguida, toque no ícone de engrenagem (‘Configurações e privacidade’) > Configurações.

Deletar postagens no Facebook

Passo 03: na seção ‘Suas informações’, toque em ‘Registro de Atividades’. Por aqui, você pode gerenciar todas as suas atividades no Facebook.

Deletar postagens no Facebook

Passo 04: para excluir postagens em massa, acesse ‘Gerenciar suas publicações’.

Deletar postagens no Facebook
Por aqui, você verá tudo que já compartilhou, podendo, assim como no Instagram, filtrar posts por data e selecionar o que deseja excluir. Imagem: Captura de tela

Passo 05: após selecionar as postagens que deseje apagar, toque em ‘Lixeira’ na parte superior da tela para excluí-las ou em ‘Arquivar’ para ocultá-las da visualização pública.

O ‘Registro de Atividades’ da rede social também oferece opções para gerenciar marcações, reações e comentários, permitindo remover, por exemplo, comentários e fotos nas quais outras pessoas te marcaram. 

Por fim, para manter uma cópia dos seus dados compartilhados no Facebook, acesse Configurações e privacidade (ícone de engrenagem) > Configurações. Na seção ‘Suas informações’, toque em ‘Baixar suas informações’.

Deletar postagens no Facebook

Na próxima tela, você pode solicitar as informações que desejar salvar. Quando estiver tudo pronto, role até a parte inferior da página e toque em ‘Criar arquivo’. O Facebook avisará quando a sua cópia estiver pronta para download.

Apagar posts no Twitter

O Twitter é o único da turma que ainda não oferece uma maneira simples e nativa de excluir tuítes em massa. Para isso, ainda é preciso rolar entre todas as postagens desde quando cadastrou a sua conta, o que pode levar muito tempo se estiver na plataforma há anos. Uma saída é usar a barra de pesquisa para tentar encontrar posts usando palavras específicas.

Outra opção é usar serviços de terceiros como o ‘TweetDelete’ para se livrar de vários tuítes de uma só vez, mas tenha em mente que ferramentas como essa exigem acesso à sua conta, o que nem sempre é uma boa ideia do ponto de vista de privacidade. 

Assim como nas outras plataformas, também é possível manter um registro de tudo o que foi compartilhado no Twitter. Para isso, acesse ‘Configurações e privacidade’ no aplicativo da rede social, depois toque em ‘Sua conta’ > ‘Fazer download de um arquivo com seus dados’.

Apagar posts no Twitter

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!