Empresas e instituições financeiras, incluindo bancos digitais, têm até o dia 28 de fevereiro para enviar aos contribuintes os comprovantes de rendimentos referentes a 2021. Os dados são usados para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda (IR) Pessoa Física 2022, cujo prazo de entrega está previsto para começar no dia 2 de março.

Envio digital 

Ao contrário do passado quando os informes eram enviados pelos Correios, agora tudo vem por e-mail ou por links que podem ser baixados na internet seja no site da instituição ou em seus respectivos aplicativos. 

publicidade

Bancos digitais, como o Nubank, já estão enviando os dados por e-mail aos seus clientes. Esses informes servem para a Receita Federal cruzar dados e verificar se o contribuinte preencheu informações erradas ou sonegou imposto.  

Informações necessárias 

Os informes de rendimento devem conter os valores recebidos pelos contribuintes ao longo de 2021, detalhando os valores descontados para a Previdência Social e o Imposto de Renda recolhido na fonte. 

publicidade

Inclusive, contribuições para a Previdência Complementar da empresa e valores destinados para planos de saúde coletivo também devem ser informados, desde que existam.  

Os bancos e corretoras devem informar valores de todas as contas correntes e investimentos. Caso o contribuinte tenha conta em mais de uma instituição, deve obter os comprovantes de todas elas.

publicidade

Leia mais:

modelo informe de rendimentos
Modelo de informe de rendimentos que deve ser enviado pelas empresas e bancos até o dia 28 de fevereiro, com informações detalhadas. Imagem: Divulgação

Aposentados e pensionistas 

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) conseguem retirar os comprovantes de rendimento na internet por meio do site Meu INSS , informando o número do CPF, login e senha. 

publicidade

Veja como solicitar 

O comprovante de rendimentos do INSS fica disponível na opção da tela inicial “Extrato IR”, após o login, no lado esquerdo na parte superior da tela do seu PC ou smartphone. 

Ao clicar nesta opção, o informe aparecerá na tela seguinte. Além do informe de rendimentos para IRPF do ano atual (a declaração do IRPF 2022 tem como calendário ano-base 2021), também é possível pesquisar pelo relatório de anos anteriores.

Outra opção disponível aos aposentados e pensionistas é obter o informe de rendimentos com a gerência do banco onde o benefício é sacado mensalmente.

Via: Agência Brasil

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!