Hidroaviões estão presentes no imaginário popular desde a 2ª Guerra Mundial, quando modelos bimotores como o Catalina foram essenciais para realizar buscas contra submarinos. Hoje, eles se tornaram itens de luxo na aviação civil, sendo utilizados em geral para fins esportivos ou de diversão. É o caso do elegante Progressive Aerodyne SeaRey, que, com 6,84 m de comprimento, tem o terço do tamanho do Catalina, mas compensa em refinamento de design e tecnologia.

Construída em fibra de carbono, a linha Elite do SeaRey, por exemplo, apresenta velocidade máxima de 194 km/h e motor boxer Rotax 914 de quatro-cilindros. Quer dizer, o hidroavião pode até não aguentar grandes cargas como o clássico Albatross, mas não faz feio no desempenho com 115 cavalos de potência, o que é uma ótima notícia para procedimentos de decolagem e subida, assim como estabilidade em altitudes elevadas.

publicidade

O casco do SeaRey Elite pesa ainda cerca de 39 quilos, enquanto a estrutura longitudinal consiste em um tubo de alumínio que vai desde a parte traseira da cabine até a extremidade traseira da aeronave, onde suporta a estrutura para a roda traseira retrátil e a empenagem.

Progressive Aerodyne Searey, hidroavião de luxo
Um exemplo de SeaRey Elite à venda por US$ 215 mil na Flórida, nos EUA (Imagem: Joseph Brito/Controller)

Moderno e confortável, porém salgado

Todas as tecnologias modernas de navegação, comunicação e equipamento aviônico também estão presentes nessa linha do SeaRey — a aeronave é produzida desde 1992. Como pode ser atestado na imagem abaixo, o painel de bordo do hidroavião inclui tela piloto Garmin GPS G3X Touch de 10” e tela multitoque de 7” entre os assentos dianteiros. Além disso, como supracitado, a aeronave traz trens de força retráteis, possibilitando a aterrisagem em pistas de pouso.

publicidade
Progressive Aerodyne Searey, hidroavião de luxo
Espaço interno do SeaRey Elite (Crédito da imagem: Joseph Brito)

Este conjunto de ótimo design e boa propulsão está disponível pela bagatela de 215 mil dólares (em torno de R$ 1,1 milhão) das mãos de um revendedor particular em Delray Beach, na Flórida. Para se ter uma ideia, é o mesmo preço de comprar um iate de pequeno tamanho.

Via Autoevolution

publicidade

Crédito da imagem principal: Progressive Aerodyne/Divulgação

Leia mais:

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!