A Starbase, junto de suas três plataformas de lançamento suborbitais e orbitais, vem coexistindo com a população local de Brownsville, Texas, desde 2020. Uma atração turística por acidente, a plataforma onde vem sendo desenvolvida a nave orbital Starship fica próxima de uma praia pública e também de um projeto de moradia para a população carente — todos ainda funcionando mesmo com os avanços da SpaceX na região.

Ao que tudo indica, os turistas e cidadãos locais terão mais um item nessa lista: segundo o Aeroporto Internacional Brownsville/South Padre Island (BRO), pode ser que um protótipo aposentado da Starship se torne uma atração passível de visitas dentro de sua estrutura. Embora ainda não exista uma confirmação oficial, o CEO da SpaceX, Elon Musk, parece ter gostado da ideia — ao menos, segundo uma breve interação entre ambos no Twitter:

Leia também

A ideia pode servir para mostrar um compromisso da SpaceX com a continuidade da vida cotidiana em Brownsville. Por mais que a empresa limite certos acessos externos à sua base, o fato da Starbase estar tão perto de residentes da cidade já a torna uma atração turística em si — o site jornalístico NASASpaceFlight, por exemplo, é conhecido por suas fotos e transmissões exclusivas dos movimentos da SpaceX porque alguns de seus repórteres moram na área.

publicidade

Entretanto, a parte “turística” da SpaceX é relativamente inconveniente, posicionada ao lado de uma estrada federal por onde carros e caminhões estão passando o tempo todo, atrapalhando a experiência.

Neste paradigma, o aeroporto internacional pode ser uma opção viável para que uma atração turística da SpaceX possa ser visitada em um ambiente mais organizado, dentro de uma estrutura dedicada a isso. Novamente, Musk concorda com a noção, sugerindo até que tal atração fique perto do aeroporto, por ele servir à comunidade.

Ainda não se sabe se e quando o projeto vai para frente e, em caso positivo, qual protótipo seria contemplado com a honraria. A Starship SN15 foi o primeiro modelo da nave orbital a completar um voo de teste e pousar seguramente de volta à Terra. Musk chegou a dizer que ela seria usada mais uma vez, mas isso nunca aconteceu e, convenhamos, o atual protótipo SN22 é muitas vezes mais avançado – não há porque o CEO revisitar um protótipo de várias gerações atrás agora.

Após ele, a Starship SN16 chegou a ser desenvolvida e até teve um teste agendado, mas este nunca foi conduzido e a nave acabou indo para o mesmo pátio de sua predecessora.

Apesar de não parecer, a recolha de protótipos permite à SpaceX diversas oportunidades de explorar outras vias de negócio com seus desenvolvimentos tecnológicos. O turismo já é grande — ainda que informal — na região por causa da empresa. Se Musk encontrar uma forma de organizar isso oficialmente, a empresa que ele lidera certamente terá muito com o que se beneficiar.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!