A SpaceX publicou em sua conta no Twitter no último sábado (19) um belo vídeo que mostra a Starship, espaçonave que está sendo desenvolvida pela empresa, por vários ângulos. No clipe, um drone dá uma volta ao redor da torre de lançamento e pouso, no momento em que a Starship está sendo “desempilhada” do topo de seu lançador, o foguete Super Heavy.

A SpaceX frequentemente empilha a Starship sobre o Super Heavy para testes de encaixe e verificação de sistemas, desfazendo o “engate” pouco tempo depois. Juntos, eles são o maior sistema de lançamento espacial na história, com 120 metros de altura.

Até o momento, o conjunto completo nunca foi testado. O máximo que tivemos foram testes individuais de protótipos da Starship, com voos a uma altitude de 10 km seguidos de uma tentativa de pouso, que frequentemente terminavam de forma explosiva.

Em um lançamento real o Super Heavy usará seus 33 propulsores para levar a Starship, e até 100 toneladas de carga, pela maior parte do caminho até o espaço, a uma altitude de cerca de 100 km. Após separação, a Starship usará seus 9 propulsores para completar a jornada até a órbita, enquanto o Super Heavy pousará verticalmente para ser reutilizado, assim como ocorre com os Falcon 9

publicidade

Leia mais:

A empresa de Elon Musk tinha planos de realizar o primeiro voo orbital de teste da Starship “a partir de março” deste ano, dependendo da aprovação da FAA (agência norte-americana que regulamenta o setor aeroespacial) após uma análise de impacto ambiental, que deveria ser concluída até 28 de fevereiro.

Mas com a agência esticando o prazo para sua decisão em um mês, para 28 de março, é seguro dizer que a Starship não vai ganhar os céus até pelo menos o começo de abril — no melhor cenário possível.

Felizmente, a SpaceX pensou em contingências: se por qualquer razão, a FAA não aprovar o licenciamento ambiental da Starbase — que fica na estrutura da empresa em Boca Chica, no Texas —, Elon Musk já afirmou, em uma apresentação recente, que a Starship poderá ser movida para o Cabo Canaveral, na Flórida, onde as aprovações ambientais necessárias já foram obtidas.

Para isso, a empresa retomou a construção de uma torre de lançamento da Starship perto da plataforma 39A no Centro Espacial Kennedy, de onde parte a maioria de seus foguetes Falcon 9, tanto em missões de transporte de carga quanto missões tripuladas à Estação Espacial Internacional (ISS).

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!