Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já pode consultar o resultado da primeira chamada por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2022. Nesta segunda-feira (22), o Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado do processo seletivo na página do Sisu, ou seja, quem tirou uma nota alta no Enem já está com vaga garantida em instituições públicas de ensino superior, abrindo uma nova fase rumo ao sucesso profissional. 

Os estudantes aprovados deverão comparecer às faculdades para efetuarem a matrícula com prazo até o dia 8 de março. Quem não foi aprovado pode se inscrever, a partir desta segunda-feira (22), na lista de espera, com prazo até o dia 8 de março e com resultado previsto para sair no dia 10 de março pelo mesmo site do Sisu. 

publicidade

Neste semestre, foram ofertadas 221.790 vagas para ingresso em instituições públicas de ensino superior, sendo que mais de 84,5% das vagas foram para as instituições federais (universidades e institutos). As vagas disponibilizadas foram para 6.146 cursos de graduação, em 125 instituições públicas de ensino superior. 

Veja como consultar o resultado via Sisu 

1. Entre no site do Sisu, acessando este link.

publicidade
sisu tutorial

2. Clique no botão Lista de selecionados.

sisu tutorial

3. Na página seguinte será aberta a opção para você inserir o nome da instituição escolhida, cidade de localização, curso escolhido e período.

publicidade
sisu tutorial

4. Preencha os dados de acordo com a sua escolha. No exemplo abaixo, selecionamos a Universidade Estadual de Maringá (PR), no curso de graduação de Agronomia, período integral. Clique em pesquisar.

sisu tutorial

5. Prontinho! Na nossa escolha hipotética, foram selecionados dez estudantes com notas de corte suficientes para o ingresso na faculdade. Caso o seu nome esteja na lista, pode comemorar!

publicidade
sisu tutorial

ProUni com inscrições abertas até o dia 25 de fevereiro

Estão abertas até o dia 25 de fevereiro, próxima sexta-feira, as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), referentes à primeira edição de 2022.

O programa do governo federal oferece bolsas de estudos de até 100% para alunos que atendem aos critérios do Ministério da Educação, como não possuir diploma do ensino superior, ter cursado o ensino médio em escola pública ou com bolsa em rede particular, ser pessoa com deficiência, professor da rede pública e comprovação de renda per capita de até 1,5 salário mínimo.

Nesta edição, serão ofertadas 273.001 bolsas, sendo 181.036 integrais e 91.965 parciais, distribuídas em 1.085 instituições de educação superior de todo o Brasil.

Prouni aluno comemora
ProUni tem sido uma excelente alternativa para melhorar o acesso ao ensino superior no Brasil, mudando vidas e criando oportunidades profissionais. Imagem: Shutterstock

As bolsas ofertadas estão disponíveis para consulta na página do Prouni, que pode ser acessada pelo Portal Acesso Único. No portal, os candidatos também podem realizar a pesquisa por curso, instituição ou município.

Critérios para conseguir a bolsa ProUni

Para concorrer a uma bolsa é preciso ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edições de 2021 e/ou 2020, tendo obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas do exame e nota superior a zero na redação.  

No momento da inscrição, o candidato poderá optar por até duas instituições, cursos e turnos, entre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil. Quem tiver alguma deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo poderá optar por concorrer a bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas.

Objetivo do Programa

O Prouni tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. O Programa conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência e segurança ao processo.

Leia mais:

Via: Agência Brasil

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!