Já imaginou como será o mundo daqui a 50 anos? Pensando em como responder esse mistério, Dubai inaugurou nesta última segunda-feira (21), em uma cerimônia fechada, o Museu do Futuro. O espaço é um centro cultural para “visionários, talentos e grandes mentes que se proponham moldar o futuro da humanidade”, que receberá diversos visitantes para embarcar em uma viagem que irá prever o ano de 2072.

O vice-presidente e governador do Dubai, Xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum, explicou que o museu é “um edifício espetacular que fala árabe, representando o renascimento da etnia nos campos da ciência, matemática e pesquisa, e uma apreciação dos intelectuais árabes do passado que visa a renascença”.

Além disso, Museu do Futuro chama bastante atenção com sua arquitetura diferente e estampa toda caligrafada. Quem cuidou de cada detalhe do projeto de arquitetura foi o Killa Design em parceria com Buro Happold, que também ficou responsável por idealizar o neofuturista Hotel Morpheus, localizado em Macau.

O edifício fica próximo a Burj Khalifa. Mesmo entre outras construções recentes de Dubai, o Museu do Futuro recebe destaque por conta do formato parecido com um anel. O projeto é alimentado com 4 mil megawatts de energia solar, incorporando sistemas de sustentabilidade.

publicidade

Com uma estrutura sem pilares que abriga sete andares únicos, o museu pode ser percorrido por rampas. No Museu do Futuro, as pessoas encontrarão tecnologias de realidade virtual e aumentada, análise de dados, inteligência artificial e também interação entre máquinas e humanos.

Um exemplo é na ala onde robôs podem ser consultados em sobre o futuro dos seres humanos em que “as exposições do museu orquestram um mundo para além do conhecimento humano, proporcionando aos visitantes experiências inovadoras que se desdobram em cinco exposições diferentes que exploram o futuro das viagens e da vida no espaço, as alterações climáticas e a ecologia, a saúde, o bem-estar e a espiritualidade”.

Leia mais:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!