A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) disponibilizou as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 da marca Oxford/AstraZeneca produzidas 100% no Brasil.Agora, a fabricação do imunizante não dependerá mais de insumos de outros países.

Com isso, a Fiocruz entregou um lote de 550 mil doses ao Ministério da Saúde, em que faz parte do contrato entre as instituições que prevê a disponibilização de 105 milhões de doses. Ao todo, cerca de 45 milhões devem ser 100% fabricadas nacionalmente.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a data é “marcante” para o país por representar a liberdade da dependência externa. O envio contou com um ato simbólico na porta do Ministério a Saúde. “É um grande salto para o nosso país. Isso representa uma grande aposta no fortalecimento do complexo industrial da saúde, que é indissociável, para um país que há 30 anos apostou em construir o maior sistema de acesso universal e gratuito do mundo”, enfatizou Queiroga.

vacina Covid-19 Fiocruz.
Imagem: Fiocruz/Divulgação

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, retratou o episódio como um “marco da autossuficiência brasileira”, que evidencia a atuação do Estado brasileiro e do Sistema Único de Saúde no combate à pandemia. “Termos realizado uma transferência tecnológica desse porte em tão pouco tempo para atender a uma emergência sanitária só reafirma o papel estratégico de instituições públicas como a Fiocruz para o desenvolvimento do país e garantia de acesso com equidade a um bem público”, disse Trindade.

publicidade

Além disso, o processo de produção da vacina 100% no Brasil fez parte do acordo em que houve transferência de tecnologia entre a Fiocruz e Oxford/AstraZeneca, comm início em 2021 quando a fundação ficou responsável pela finalização da vacina, só que com o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) oriundo da China.

Leia também!

Fonte: Agência Brasil

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!