O jogo Termo é um fenômeno entre os falantes da língua portuguesa e, quase dois meses depois de ser lançado, continua inovando. Pensando nisso, o Olhar Digital bateu um papo com Fernando Serboncini, o criador do Termo.

Termo é um game de palavras que se tornou um fenômeno mundial por meio de seu “irmão” mais velho Wordle, de onde o jogo em português se derivou. Nele, o jogador tem seis chances para acertar uma palavra, usando dedução e as dicas oferecidas em relação às letras: se uma está presente na palavra e está no lugar certo, ela se torna verde; se está presente, mas no lugar errado, fica amarela; e se aquela letra não está na palavra em questão, fica cinza.

Apenas uma palavra é disponibilizada por dia para o desafio e os jogadores podem postar seus resultados nas redes sociais, e se você não joga, provavelmente já viu os quadradinhos coloridos por aí.

“O que mais me surpreendeu?,” questionou o paulistano Fernando Serboncini, que vive no Canadá, trabalha no Google e tem outros projetos e jogos desenvolvidos. “O jogo alcançar tanta gente me surpreendeu bastante. A parte mais legal é receber as mensagens das pessoas, contando como o Termo está fazendo parte da vida delas”, disse.

publicidade

O jogo foi criado em janeiro e Serboncini tem este tweet abaixo fixado em seu perfil, para marcar o feito que segue agitando as redes sociais e gerando mais e mais variações do jogo, feitas por ele ou por outros.

“Eu fiz o tweet atrasado,” conta o criador do Termo. “Tinha mandado para uns 3 amigos. E quando eu vi já tinha 10 mil pessoas jogando. Aí que eu fiz o tweet. Mas ainda assim, não achei que ia ter esse tamanho todo. Nem imaginava.”

Mas, para chegar no Termo, ele passou primeiro pelo Wordle, a versão em inglês do jogo. “Eu já jogava o Wordle fazia algumas semanas, desde o Natal”, contou Serboncini ao comentar o processo para a criação do jogo. “Eu achei o design do jogo muito bom, e achei que ia ser legal poder jogar em português.”

Apesar do design ser o maior atrativo, a maior dificuldade passou mais pelo conteúdo do Termo. “Eu sabia que ia ter o desafio de fazer a lista de palavras, mas achei que valia a pena. Também pensei que podia ser legal disponibilizar essa lista pro futuro,” e ainda adicionou: “Ela está disponível agora pra qualquer um usar em outros jogos.”

Parte do sucesso do Termo, de acordo com seu criador, está no design. “Jogos de palavras normalmente tem uns problemas de design: não é tão legal pensar em ‘uma palavra de 7 letras cuja quarta letra é J’, sabe? O Termo te demanda uma atenção interessante: você não pode fazer sem pensar, porque aí você perde. Mas o que você tem que pensar é divertido”, explicou.

Mas, as coisas não param por aqui. Serboncini segue oferecendo suporte ao jogo. “Eu lanço atualizações o tempo todo,” afirmou o criador. Essas atualizações buscam melhorar a experiência dos jogadores ao, por exemplo, oferecer um modo de alto contraste para pessoas que têm dificuldade para distinguir cores, e remoção de marcas do rol de palavras, que podem confundir pessoas de países diferentes.

Leia mais!

Além disso, nesta quarta-feira, 23, o Termo lançou duas novas variantes do jogo: o Dueto e o Quatermo. Nelas, os jogadores precisam adivinhar duas e quatro palavras, respectivamente, ao mesmo tempo, elevando ainda mais o desafio do jogo.

E essas não foram as primeiras variantes que Serboncini tentou. “Fiz algumas outras, mas não gostei muito,” comentou. Ao mesmo tempo, é possível que não sejam as últimas: “Se eu achar alguma coisa que eu ache divertida…”

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!