A Agência Nacionalde Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou três produtos a base de cannabis, que são: Canabidiol Belcher 150 mg/mL, Canabidiol Aura Pharma 50 mg/mL, Canabidiol Greencare 23,75 mg/mL. As regras só permitem que produtos a base de cannabis possam ser comercializados no Brasil com a autorização do órgão.

Pelas normas da Agência, os produtos serão comercializados respeitando o limite de no máximo 0,2% de tetrahidrocanabinol (THC). Sendo assim, um dos produtos a base de cannabis, o canabidiol só pode ser utilizado a partir de um determinado tipo de receita médica (tipo B) e em casos de esgotamento de outros tratamentos, como indica a legislação.

publicidade
Homem enrolando um baseado de maconha
Imagem: InnerVisionPRO / Shutterstock

Segundo com o regramento da Anvisa, as substâncias que foram aprovadas são produtos, e não medicamentos. Pois para que seja aprovado qualquer tipo de remédio precisa haver estudos clínicos que comprovem a eficácia das substâncias.

Até este momento, de acordo com as justificativas da Anvisa, as pesquisas científicas ainda não desenvolveram métodos eficazes para aferir as evidências – e também informações – suficientes para que os produtos a base de cannabis sejam considerados medicamentos. Ao todo, já foram autorizados, 14 fármacos a base de cannabis no Brasil.

publicidade

Leia mais:

Fonte: Agência Brasil

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!