O banco digital C6 Bank está oferecendo 100 bolsas de estudo integrais para mulheres e pessoas da comunidade LGBTQIA+ que tenham interesse em ingressar na área de tecnologia. A iniciativa é fruto de uma parceria com a startup PrograMaria.

Metade das bolsas será exclusiva para mulheres negras (cis, trans ou em processo de transição). A divulgação das selecionadas, bem como as instruções para matrícula serão divulgadas a partir desta sexta-feira (25).  

publicidade

Como participar?

As inscrições terminam às 23h59 desta quarta-feira (23) e devem ser feitas preenchendo este formulário. Como o curso é introdutório, não é preciso ter conhecimento prévio em programação, apenas habilidades básicas de informática.

Para o programa de bolsas, 100 pessoas serão selecionadas considerando alguns critérios, como cor, renda, região, orientação afetiva-sexual, idade, escolaridade dos pais e também se é uma pessoa trans ou travesti, se está desempregada, se é mãe e se possui algum tipo de deficiência.

publicidade
C6 Bank oferece 100 bolsas integrais em curso de programação para pessoas negras e LGBTQIA+
Curso ‘EuProgrAmo’ já está em sua 17ª turma e faz parte do Projeto #MaisDiversidadeNaTecnologia. Imagem: Jacob Lund/Shutterstock

Ao longo do curso, as alunas vão aprender conceitos básicos de HTML, CSS, JavaScript e lógica de programação como base para iniciar uma trajetória no setor de tecnologia. O curso também contará com um fórum para a interação entre as próprias estudantes e tutoras especializadas.

Leia mais:

publicidade

A formação será totalmente online e começa a partir da próxima segunda-feira (28). Segundo os organizadores, serão mais de 300 minutos de aulas gravadas, textos, e mais de 40 atividades e exercícios divididos em seis módulos. Os materiais ficarão disponíveis 24h por dia até 27 de março.

É necessário ter disponibilidade para participar de todas as atividades, que demandam cerca de 15 a 16 horas. Também é necessário não ter sido contemplada anteriormente com bolsa de estudo no ‘EuProgrAmo’.

publicidade

O curso ‘EuProgrAmo’ já está em sua 17ª turma e faz parte do Projeto #MaisDiversidadeNaTecnologia, idealizado pela PrograMaria, empresa que tem como propósito empoderar mulheres e pessoas da comunidade LGBTQIA+ na área de tecnologia, aumentando a representatividade no setor. 

Desigualdade no mercado de tecnologia

As mulheres representam menos de 6% das vagas ocupadas no setor de tecnologia. Quando se trata de gênero-não binário, esse número cai para 0,5%, revela um estudo da consultoria Stack Overflow realizado em 157 países. 

Para a head de marketing e impacto social do C6, Alexandra Pain, o programa de bolsas é uma oportunidade de tornar o ambiente empresarial mais diverso e inclusivo. “Programas como esse permitem que nosso propósito se transforme em ações concretas, com potencial de mudar a vida das pessoas, e a longo prazo, a sociedade”.

Ao final do curso, o C6 Bank convidará as cinco bolsistas que mais se destacarem na participação e projetos finais para um bate-papo de carreira com executivas de diversas áreas do banco. “Nossa intenção é que essas pessoas conheçam a trajetória profissional e de vida das executivas e mostrar que esse espaço pode ser delas também”, finaliza Alexandra.

Vale ressaltar que qualquer pessoa interessada em tecnologia pode se matricular no curso até dia 27 de fevereiro pagando os valores sugeridos pela plataforma. Somente a inscrição para o processo seletivo dos bolsistas termina hoje.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!