Após inúmeros capítulos polêmicos sobre os podcasts de Joe Rogan, o Spotify anunciou que irá expandir mais podcasters, permitindo a monetização dos programas por meio de assinaturas. A novidade já está valendo nos Estados Unidos, onde os podcasts são distribuídos pelo Anchor, uma plataforma de hospedagem. Além da expansão, a plataforma também pretende acrescentar uma nova tabela de valores para assinaturas, o que contribuirá com um maior controle sobre quem assina os programas, com o desenvolvimento de conteúdo exclusivo. 

Artistas saem do Spotify em protesto contra Joe Rogan 

Depois de vários assuntos polêmicos terem pautado o programa “The Joe Rogan Experience”, comandado pelo comediante Joe Rogan, alguns artistas decidiram retirar suas músicas do catálogo do Spotify.  

Na época, Neil Young publicou uma carta enfatizando o descontentamento com o programa, anunciando a sua saída da plataforma de streaming de música. E foi bem objetivo em suas palavras: “Eles podem ter Rogan ou Young. Não os dois.” 

Na sequência, Joni Mitchell também saiu. Em poucos dias, o príncipe Harry e Meghan Markle, o duque e a duquesa de Sussex, que têm seu próprio acordo para produzir podcasts para o Spotify, mas produziram apenas um, expressaram preocupações com os conteúdos falsos sobre Covid divulgados no programa de Rogan. 

publicidade

A cantora Joni Mitchell também abandonou o barco. Agora, a diretora de cinema, Ava DuVernay, que também iria produzir podcasts na plataforma de streaming, decidiu abandonar o projeto pelo fato de ser contrária as opiniões de Joe Rogan.  

No entanto, nenhuma personalidade foi capaz de atingir a força de Joe Rogan, que conta com mais de 11 milhões de ouvintes por episódio, sendo peça chave para os projetos publicitários e de expansão do Spotify. 

Leia mais:

Manutenção do podcast de Rogan é essencial 

O próprio presidente do Spotify, Daniel Ek, afirmou que a permanência dos conteúdos produzidos pelo comediante norte-americano é vital para a plataforma de streaming de música. 

Em um discurso interno, Ek explicou aos colaboradores da empresa que, apesar de considerar muito ofensivas e ser contrário a muita coisa que Joe Rogan fala, a permanência do podcast é fundamental para a companhia atingir as metas de vendas. 

Com dezenas de milhões de ouvintes em seus episódios mais badalados, “The Joe Rogan Experience” é o maior podcast do Spotify não apenas nos Estados Unidos, mas em 92 outros mercados, com seguidores que acompanham cada palavra de seus shows de uma hora. 

Em seus relatórios financeiros, o Spotify cita podcasts – e o programa de Rogan em particular – como um fator para o crescimento há muito esperado de seu negócio de publicidade. 

Daniel Ek também deixou claro aos seus colaboradores que conteúdo exclusivo como o programa de Rogan é munição vital na competição do Spotify contra gigantes da tecnologia como Apple e Google.  

elon musk
Assuntos polêmicos são comuns no podcast de Joe Rogan; comediante conseguiu convencer o bilionário Elon Musk a fumar maconha, ao vivo, em um de seus episódios que contam com mais de 11 milhões de ouvintes por edição. Imagem: The Joe Rogan Experience/Reprodução

Polêmicas a la Rogan 

Joe Rogan ganhou fama não apenas pelo carisma que tem com o público e seus convidados, mas também por abordar temas polêmicos, muitos sem comprovações científicas. 

O comediante apoiou Bernie Sanders para presidente e tocos para assistência médica universal. Mas ele também tem algumas visões libertárias e expressou ceticismo em relação às vacinas, sugerindo que jovens “saudáveis”, não precisavam se vacinar contra a Covid-19. 

Mas seus programas já tiveram momentos épicos. Exemplo foi quando Rogan fumou maconha com Elon Musk, o bilionário fundador da Tesla, em 2018, fazendo a audiência explodir. 

E também houve momentos tensos, como ter ouvido o teórico da conspiração Alex Jones – que espalhou teorias falsas sobre o assassinato de 20 crianças e seis educadores em 2012 em uma escola primária em Newtown, Connecticut. O discurso de ódio de Jones causou muita revolta e ele chegou a ser barrado do Spotify. 

Avante Rogan

Apesar do programa de Joe Rogan ter colocado o Spotify no olho do furacão, o comediante continua firme e forte na condução do podcast de maior sucesso da plataforma de streaming e ganha cada vez mais apoio de Ek. 

Segundo o presidente da Spotify, cancelar vozes é uma ladeira escorregadia. Mas o executivo reconhece que vários episódios do programa de Rogan foram removidos da plataforma após algumas reflexões. Com um contrato milionário, tudo indica que a parceria continuará duradoura à espera de novas polêmicas. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!