O Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS, na sigla em inglês) emitiu um comunicado na última terça-feira (23) em que alerta as empresas americanas a ficarem atentas a potenciais ataques cibernéticos da Rússia.

No que chama de iniciativa “Shields Up” (“levantar escudos!”), a Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura dos EUA (Cisa), órgão ligado ao DHS, está incentivando empresas e organizações a assegurarem a proteção de seus “ativos digitais mais críticos”. O órgão atribui a medida ao “potencial do governo russo em escalar suas ações desestabilizadoras além da Ucrânia”.

Leia mais:

Uma possível iminente invasão russa da Ucrânia, cujo governo se aproximou dos países ocidentais desde os eventos de 2014 na Euromaidan, uma série de protestos que derrubou um governo pró-Russo, está acirrando ânimos dos dois lados. A situação se mantém num tenso impasse, mas teme-se até pela possibilidade de uma guerra entre potências.

publicidade

“Não temos informações para sugerir que haja uma ameaça cibernética específica e crível contra a pátria americana, mas é nossa responsabilidade estarmos preparados”, disse o secretário de Segurança Interna do país, Alejandro Mayorkas, nesta terça-feira, via Twitter.

Já a diretora da Cisa, Jen Easterly, explica que o site Shields Up! foi criado para ajudar as empresas a tomarem medidas proativas o mais rápido possível. “Sabemos que parte do manual russo é usar desinformação para manipular e influenciar a opinião pública”, tuitou Easterly na semana passada, que também anexou links para um relatório recente da Cisa que oferece “insights sobre como identificar e mitigar o risco associado às operações de influência”.

A agência recomenda uma série de ações para se proteger contra possíveis ataques cibernéticos. Entre elas, assegurar que todo o acesso remoto à rede da organização ou empresa esteja sob o regime de autenticação de dois fatores e certificar que todos os softwares da operação estejam atualizados, priorizando as que tratam de vulnerabilidades já indicadas pela CIA (Agência Central de Inteligência).

UE mobiliza equipe contra ataques à Ucrânia da Rússia

O temor em torno de uma onda de ataques cibernéticos da Rússia também mobiliza a União Europeia. Segundo o Politico, a UE vai ativar uma equipe de especialistas em cibersegurança para ajudar a Ucrânia na defesa contra uma possível ofensiva russa.

O time contará com cerca de 10 agentes de cibersegurança de seis países europeus: Croácia, Estônia, Lituânia, Holanda, Polônia e Romênia. “Os seis estados-membros tomaram juntos a decisão de ativar a equipe”, disse o vice-ministro de defesa nacional da Lituânia, Margiris Abukevicius. A medida surge após serviços de segurança cibernética na Ucrânia alertarem contra uma escalada da Rússia na última segunda-feira (21).

Via WSMV e Politico 

Imagem: Pixels Hunter/Shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!