Um estudo divulgado pelo governo dos Estados Unidos apontou que a vacina contra a Covid-19 não é a causa da síndrome inflamatória multissistêmica em crianças. O quadro é comum em crianças que foram infectadas pela doença causada pelo SARS-CoV-2, mas raramente afeta adultos.  

O quadro inflamatório envolve febre e sintomas que afetam pelo menos dois órgãos, além de dor no estômago, erupção cutânea, olhos vermelhos e outros problemas.  

Leia também!

A infecção foi relatada diversas vezes e, como parte do monitoramento de segurança das vacinas contra a Covid-19, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, em inglês) e a Food and Drug Administration (FDA) adicionaram o quadro a lista de eventos adversos potenciais.

publicidade

Vacina em crianças 

Após alguns casos serem relatados por pacientes que não foram diagnosticados com Covid-19, o CDC realizou um novo estudo que comprovou que as vacinas não possuem nenhuma relação com a doença inflamatória.

“Nós não sabemos qual é a contribuição exata da vacina para essas doenças”, disse o coautor do estudo, Buddy Creech. “A vacina sozinha na ausência de uma infecção anterior parece não ser um gatilho substancial”.  

criança com medo da vacina
Vacina contra a Covid-19 não causa inflamação em crianças, esclarece estudo. Imagem: Tatevosian Yana/ iStock

Ao analisar dados sobre crianças imunizadas que não tiveram a Covid-19, mas contraíram a inflamação, os pesquisadores concluíram que existe uma chance em três milhões da vacina ter sido a causa.  

Enquanto a condição inflamatória em crianças que tiveram Covid-19 é de uma em um milhão. A médica Mary Beth Son, do Hospital Infantil de Boston, nos Estados Unidos, afirmou que o estudo é tranquilizador devido às raras chances de a vacina ser a causa da inflamação. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!