A curiosidade é uma das grandes características humanas. Por isso, nesta quinta-feira (24), muita gente viu o Flight Radar, ferramenta para rastrear voos comerciais, ficar com os servidores cheios, enquanto muitos curiosos tentavam ver como estava o espaço aéreo da Ucrânia após a invasão da Rússia. Assim, quem realmente precisava ver alguns percursos pelo site, pode correr para o FlightAware.

“Estamos enfrentando um alto volume de tráfego e usando uma fila virtual para limitar a quantidade de usuários no site ao mesmo tempo. Isso garantirá que você tenha a melhor experiência online possível. Esta página será atualizada automaticamente, por favor, não feche seu navegador”, diz o recado na entrada do Flight Radar, mais famoso entre os monitoradores de voos comerciais.

Leia mais:

Se você está esperando alguém e quer saber se o voo chegará no horário, mais cedo ou mais tarde, os portais são as ferramentas ideais. Recentemente, há ainda o fenômeno de pessoas que usam para acompanhar o trajeto do time de futebol do coração até determinada localidade para grandes competições.

publicidade

Também pode ser usado por passageiros que, eventualmente percam o tempo de uma conexão para ver o que pode levá-los do local de origem ao destino. As usabilidades são diversas. Então, o Olhar Digital te ensina como usar o FlightAware.

Como rastrear voos pelo FlightAware

  1. Acesse o site flightaware.com em seu navegador.
  2. Há diversas opções de busca. É possível pesquisar pelo número do voo, aeroporto, cidade e pela rota.
Imagem: Reprodução

3. Para este tutorial, vamos usar a rota como busca, testando a ponte aérea mais movimentada do país: Rio de Janeiro – São Paulo. Você pode colocar a sigla do aeroporto ou a cidade onde é localizado e ao apertar “enter” ou no símbolo da lupa, será redirecionado para uma lista de voos.

Imagem: Reprodução

4. Na lista, você pode filtrar por companhia aérea, hora de partida, hora de chegada e até o tipo de aeronave. Clique no voo que deseja rastrear. O FlighAware vai levá-lo, então à página daquele voo. Lá, é possível ver o status do avião, de qual terminal saiu, em que portão deve chegar, quando decolou, estimativa de quando deve pousar e tempo restante de viagem.

Imagem: Reprodução

5. Além dos dados listados e das informações sobre o voo, é possível também ver em tempo real a movimentação da aeronave em um mapa, mais abaixo na página.

Imagem: Reprodução

Pronto! Agora você sabe usar o FlightAware para rastrear voos pela internet.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!