A Rússia invadiu a Ucrânia desta quarta (23) para quinta-feira (24) e a notícia é o assunto mais comentado nas redes sociais. Após meses de tensão, o presidente russo Vladmir Putin autorizou uma operação militar no país vizinho, com ataques por terra, mar e ar. E o conflito levou aviões comerciais a evitarem o espaço aéreo ucraniano.

O início da operação militar para “proteger a população de Donbass” foi anunciado às 5h (horário local, 23h de quinta, em Brasília). Essa parte da Ucrânia, no leste do país, tem rebeldes pró-Rússia. As explosões acontecem nas áreas próximas, na cidade de Kharkiv, e também em Kiev, capital ucraniana.

Leia mais:

Assim, internautas passaram a acompanhar as movimentações pela internet e também observar sites como Flight Radar e FlightAware, que mostram em tempo real aviões realizando voos comerciais pelo mundo. Os mapas destacam a Ucrânia sem aviões no espaço aéreo. Ele foi fechado pela Rússia, parcialmente, para “fornecer segurança”.

publicidade
Por ser menos popular que o Flight Radar, o Flight Aware ainda consegue receber os internautas curiosos sobre o espaço aéreo ucraniano. Imagem: FlightAware/Reprodução

O tráfego de curiosos é tão grande que o Flight Radar coloca os internautas em uma fila para acessar o site. O tempo de espera, no momento em que essa reportagem foi publicada, estimava-se em 21 minutos para conseguir acessar o portal de voos.

“Estamos enfrentando um alto volume de tráfego e usando uma fila virtual para limitar a quantidade de usuários no site ao mesmo tempo. Isso garantirá que você tenha a melhor experiência online possível. Esta página será atualizada automaticamente, por favor, não feche seu navegador”, diz o recado na entrada do Flight Radar, mais famoso entre os monitoradores de voos comerciais.

Espaços aéreos fechados

Além do espaço aéreo da Ucrânia fechado para voos comerciais, outros países vizinhos também seguem o mesmo. A Moldávia pretende acompanhar a decisão, assim como parte da Bielorrússia. A BBC divulgou o alerta da Agência de Segurança da Aviação da União Europeia para os cuidados neste momento.

“Existe o risco de direcionamento intencional e identificação errônea de aeronaves civis. A presença e o possível uso de uma ampla gama de sistemas de guerra terrestres e aéreos representam um alto risco para voos civis operando em todas as altitudes e níveis de voo”, disse o órgão regulador.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!