Apresentada no fim do ano passado, e melhor detalhada na CES 2022, a linha Intel Core de 12a geração é bem promissora, e agora, podemos conhecer melhor os novos chips para dispositivos móveis e também os processadores Intel Core séries P e U da Intel.

Os novos chips Intel Core de 12a geração par dispositivos móveis serão usados em notebooks finos e leves. Já as séries P e U de 12a geração foram feitas para dispositivos 2-em-1, como notebooks que viram tablets. Assim como os outros modelos, os novos processadores também contam com GPU Intel Iris X integrada e arquitetura híbrida, sobre a qual falaremos abaixo.

Segundo a Intel, são 20 novos processadores que serão lançados em mais de 250 dispositivos em 2022 de marcas como Acer, Asus, Dell, HP, Lenovo, LG e Samsung, entre outras. Além disso, entre eles estão 100 aparelhos com processadores Intel Evo de 3a geração.

Intel Core de 12a geração para dispositivos móveis
Intel Core de 12a geração para dispositivos móveis / Divulgação: Intel

Chris Walker, vice-presidente corporativo da Intel e gerente geral da área Mobility Client Platforms, falou sobre as novidades. “Estamos ampliando nossa família Intel Core de 12a geração que vai oferecer um grande salto de desempenho a laptops finos e leves,” disse ele.

publicidade

“Com modelos que vão desde formatos ultrafinos até os que oferecem desempenho que os entusiastas esperam em designs elegantes, estamos fornecendo a usuários finais e empresas velocidade líder e tecnologias de ponta”, concluiu.

Vale lembrar que a concorrência da Intel nesse segmento será bem forte, especialmente com o Ryzen 6000 da AMD, que promete até 5 GHz em notebooks.

Arquitetura híbrida dos chips Intel Core de 12a geração para aparelhos móveis

Assim como resto da linha Intel Core de 12a geração, os novos processadores apresentados hoje usam a arquitetura híbrida de desempenho, que une os núcleos de performance (P-core) com os núcleos de eficiência energética (E-cores), e contam até 14 núcleos (6 P-core e 8 E-core).

Assim, todas as tarefas são direcionadas para o núcleo mais indicado pelo Intel Thread Director no Windows 11, o que melhora o desempenho multitarefa enquanto economiza bateria. Mas, o que isso significa em termos práticos? Em testes feitos pela Intel, o desempenho multithread do processador Core i7-1280P de 12a geração foi até 70% mais rápido do que o Core i7-1095G7 de 11a geração.

Os novos processadores contam com suporte a memória RAM DDR5 e DDR4. Além disso, eles vão contar com suporte a Wi-Fi 6E integrado e portas Thunderbolt 4 para transferência de arquivos mais rápida.

Serão lançados 100 modelos com selo Intel Evo de 3a geração

A terceira geração dos processadores Intel Evo promete um ótimo desempenho e uma inicialização instantânea. Além disso, a bateria tem ainda mais autonomia, indo além em todos os destaques das versões anteriores. Como citamos, a Intel deve lançar esse ano 100 modelos com processadores Core de 12a geração com o selo Intel Evo. Entre eles, estarão dispositivos com telas dobráveis e aparelhos com processadores Intel Core H-series.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!