Pode ser só uma lenda urbana, ação de propaganda do governo ucraniano, possivelmente os dois. Mas, se for realidade, é algo que não se via desde o século passado: o “Fantasma de Kiev” seria um legítimo ás da aviação.

Novos ases, pilotos com ao menos cinco inimigos abatidos, não eram registrados desde os anos 1980, com os últimos ases da história formados no Oriente Médio. O israelense Etyan Stibbe derrubou cinco caças sírios num dia, numa operação em 9 de julho de 1982. E, na Guerra Irã-Iraque (1980-1988), os iranianos Jalil Zandi, Shahram Rostami e Mohammed Rayyan acumularam 8, 6 e 8 inimigos abatidos – salvo erro, são os últimos ases da história.

publicidade

Leia mais:

A história sobre o único ás do século 21 circulou pelas redes sociais ucranianas e, daí, para o mundo. Um piloto ucraniano teria realizado a façanha de derrubar, a bordo de um MiG-29, seis caças russos.

publicidade

Até agora, não há informações confirmando a existência do piloto. O fato de as forças militares da Ucrânia terem anunciado a derrubada de sete aeronaves da Rússia na última quinta-feira (24) serviu para suscitar uma onda de publicações sobre o personagem pela internet.

Vitória no simulador

Em uma delas, com 1.472 curtidas e 271 retuítes, o autor chega a detalhar os caças abatidos pelo “fantasma de Kiev”: dois SU-35, dois SU-25, um SU-27 e um MiG-29.

publicidade

As imagens chegaram até as forças armadas da Ucrânia, que veicularam nesta quinta-feira (25) um MiG-29 do país sendo derrubado por um caça russo.

É fake news. O trecho carregado pela primeira vez no YouTube com o nome de “Ghost of Kiev Kill” (“o fantasma de Kiev mata”) é completamente falso. Na caixa de descrição, o uploader explica que a filmagem foi realizada utilizando um simulador de combate digital.

publicidade
https://www.youtube.com/watch?v=SBBJ_JzV8u4&ab_channel=Comrade_Corb

“Esta filmagem é do DCS [Digital Combat Simulator, jogo de simulação de voo da Eagle Dynamics]”, diz o youtuber com o nome de “Comrade Corb”. “Mas mesmo assim ela é feita em respeito ao ‘fantasma de Kiev’. Se ele for real, que Deus esteja com ele; se for falso, rezo para mais [pessoas] como ele.”

Sem admitir ou negar a existência do Fantasma de Kiev, o governo ucraniano continua a tirar uma casquinha da situação:

🛩🛩🛩🛩До строю авіації Повітряних Сил #ЗСУ повертаються десятки досвідчених військових льотчиків від капітана – до…

Publicado por Міністерство оборони України em Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Em uma postagem no Facebook de hoje de manhã, o Ministério da Defesa afirma: “Dezenas de pilotos militares experientes desde o capitão até o general, que antes foram dispensados da reserva militar estão de regresso à Força Aérea. Quem sabe, talvez um deles e seja aquele vingador aéreo no Mig-29 que é tantas vezes visto por Kiev!🇺🇦 Tudo será Ucrânia!

Seria o “Fantasma de Kiev” o primeiro ás do século 21?

Desde a Primeira Guerra, quando o termo surgiu, ás da aviação designa um piloto que derrubou ao menos 5 aeronaves inimigos.

Um feito extremamente difícil de realizar e quantificar, uma vez que os critérios de certificação variam de país a país — na 2ª Guerra Mundial, por exemplo, 50% das vitórias da RAF (Força Aérea Britânica) não correspondiam estatisticamente às perdas registradas pelo exército alemão na Batalha da Grã-Bretanha.

A preponderância do combate assimétrico a partir dos anos 1990, e a evolução das defesas dos caças mais modernos, são geralmente vistas como as razões de por que nenhum ás foi registrado em três décadas.

O número oficial de caças da Rússia abatidos, segundo os ucranianos, é sete. Os combates são espalhados pelo país. É extremamente improvável que um “Fantasma de Kiev” possa ter feito tudo quase sozinho.

Imagem: Vladimir Vorobyov/Shutterstock (MiG-29 da Força Aérea Ucraniana)

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!