Estima-se que apenas 30% dos cientistas em todo o mundo são mulheres. Aumentar esse percentual e incentivar a inclusão feminina nas ciências é um dos principais desafios da atualidade, e tema do Olhar Espacial desta sexta-feira (25), que também vai relembrar algumas mulheres que tiveram participação importante na astronomia, mas que não receberam o devido reconhecimento.

Nossa convidada será Lilian Sagan, mestranda em Ensino de Astronomia no IAG/USP, com extensão em Ensino de Astronomia pelo Instituto de Física da USP. Ela foi professora universitária além de ter atuado na educação básica e infantil, e atua em divulgação científica apresentando e produzindo um podcast com temas científicos, o ViaCast, que tem o apoio do Jornal da USP.

publicidade

Lilian também realiza atividades no grupo Via Saber, que aproxima cientistas do público, promovendo eventos como o “Pergunte a um(a) cientista”. Desde 2019 vem organizando eventos de incentivo às meninas para as carreiras científicas, como o “Astrominas“, além de realizar palestras sobre mulheres na Ciência.

Lilian Sagan será a convidada desta sexta-feira (25) no Olhar Espacial. Imagem: Lilian Sagan

Apresentado por Rafael Rigues, editor de Ciência e Espaço do Olhar Digital, e por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o Olhar Espacial é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h, pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramTwitterLinkedIn e TikTok.

publicidade

Confira as edições anteriores na playlist do Olhar Espacial no YouTube do Olhar Digital!

O Olhar Espacial conta com a participação dos espectadores, que podem mandar perguntas, sugestões e críticas pelas redes sociais do Olhar Digital.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!