Nesta sexta-feira (25), a SpaceX vai lançar mais 50 satélites para a constelação de banda larga Starlink. Quem tiver interesse, poderá assistir a tudo em tempo real: desde a decolagem do foguete Falcon 9 ao pouso de retorno do primeiro estágio.

Programado para às 14h12 (pelo horário de Brasília), o lançamento acontece a partir da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, e a transmissão começa 15 minutos antes, no site da SpaceX e no YouTube.

publicidade

Segundo o site Space.com, cerca de nove minutos após o lançamento, o primeiro estágio do Falcon 9 voltará à Terra para um pouso vertical no navio-drone “Of Course I Still Love You” (“OCISLY”), que está posicionado a centenas de quilômetros da costa da Califórnia, desde que chegou de Long Beach, na Flórida.

Propulsor do Falcon 9 será utilizado pela quarta vez

Este será o quarto pouso para esse propulsor, que ajudou a lançar o satélite de observação da Terra Sentinel-6 Michael Freilich para a Nasa e a Organização Europeia de Exploração de Satélites Meteorológicos em novembro de 2020. Ele também participou do envio de 60 satélites Starlink em maio de 2021 e, posteriormente, da missão DART, da Nasa, em novembro.

publicidade

Como se sabe, o reaproveitamento é uma prioridade para a SpaceX e para Elon Musk, seu fundador e CEO. Ele, que pretende ajudar a humanidade a colonizar Marte, acredita que foguetes totalmente e rapidamente reutilizáveis são o principal recurso necessário para que isso aconteça.

O lançamento de hoje é a terceira missão Starlink de fevereiro para a SpaceX, depois de um lançamento de 49 satélites no dia 3 e uma decolagem de 46 satélites na última segunda-feira (21). Essa missão mais recente marcou a 100ª aterrissagem do primeiro estágio de um Falcon 9 durante um voo orbital.

publicidade
Satélites Starlink posicionados em um Falcon 9, antes de serem alocados na órbita, em uma das muitas missões da SpaceX para sua constelação de internet banda larga. Imagem: SpaceX

Leia mais:

É importante destacar que a missão do início do mês também foi notável, mas por uma razão diferente: pouco depois da decolagem, uma erupção solar desencadeou uma tempestade geomagnética na Terra, que aumentou a densidade de nossa atmosfera o suficiente para derrubar a maioria dos satélites recém-lançados via arrasto. Segundo a SpaceX, os satélites Starlink serão posicionados a altitudes iniciais ligeiramente mais altas no futuro para proteção contra tais tempestades.

publicidade

Até o momento, a SpaceX lançou mais de 2 mil satélites Starlink, e muitos outros já estão programados para subir, já que a empresa tem permissão para 12 mil espaçonaves de banda larga e solicitou aprovação para lançar até outras 30 mil mais.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!