O prazo para declarar o Imposto de Renda já começa a contar no dia 7 de março, próxima segunda-feira, e termina no dia 29 de abril. Pensando nisso, preparamos um guia de como baixar o programa para computador e também o aplicativo do IR para dispositivos móveis.

Vale destacar que a versão 2022 do software será liberada pela Receita Federal somente no dia 7 de março, no entanto, os passos serão basicamente os mesmos. 

publicidade

Baixar o programa de declaração do Imposto de Renda

Na página da Receita Federal estão disponíveis diferentes versões do programa. Provavelmente, a que você precisará é a compatível com Windows. Entretanto, também há versões para Linux e macOS, por exemplo.

Para baixar o programa para PC ou Mac, basta seguir os passos abaixo:

publicidade

Passo 01: acesse a página da Receita Federal;

Passo 02: clique em ‘Meu Imposto de Renda’;

publicidade

Passo 03: em seguida, acesse ‘Baixar o programa’;

Como baixar o programa para declarar o Imposto de Renda

Passo 04: no fim, escolha a versão que corresponde ao sistema operacional do seu computador. 

publicidade
Como baixar o programa para declarar o Imposto de Renda

Se preferir, o portal da RF também permite fazer a declaração pelo navegador (portal e-CAC) ou dispositivos móveis (iOS e Android);

Baixar o aplicativo para Android e iOS

Pelo celular, é possível baixar o aplicativo de declaração de Imposto de Renda em aparelhos que rodam Android ou iOS. Para isso, basta buscar pelo termo ‘Meu Imposto de Renda’ no Google Play ou App Store.

Aplicativo ‘Meu Imposto de Renda’ está disponível para Android e iOS. Imagem: Reprodução

Pronto! Agora você já sabe como baixar o programa e o aplicativo de declaração do Imposto de Renda.

Leia mais:

Uma das novidades da declaração do IR em 2022 é que todos os programas e aplicativos vão funcionar integrados. Na prática, isso significa que você pode começar a sua declaração pelo app no celular e finalizar o processo pelo computador, por exemplo.

Por fim, mais uma dica é: quem entrega a declaração logo nos primeiros dias recebe a restituição (se tiver direito) nos primeiros lotes, sendo assim, é uma boa ideia se antecipar!

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!