Conforme noticiamos aqui no Olhar Digital, a Receita Federal aproveitou a ocasião dos 100 anos do Imposto de Renda no Brasil para apresentar algumas novidades tecnológicas na última semana ao programa. 

As principais são: ampliar o acesso à declaração pré-preenchida para os contribuintes, possibilitar receber a restituição por meio do Pix e também efetuar o pagamento das DARFs utilizando o sistema de pagamentos do Banco Central (BC).

Cálculos de investimentos para declaração do Imposto de Renda
Restituições realizadas via PIX devem acelerar o ritmo de pagamento aos contribuintes. Imagem: Pcess609/Shutterstock

O cronograma do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022 também já foi estabelecido, começando a contar no dia 7 de março, ou seja, na próxima segunda-feira. No dia já será possível preencher e enviar a declaração (o último dia de entrega é dia 29 de abril).

Neste ano, as despesas para diagnóstico de Covid-19 ocorridas em 2021 também poderão ser deduzidas na declaração. No entanto, isso só é possível para os exames realizados em hospitais, laboratórios e clínicas. Testes em farmácia não poderão ser utilizados, mesmo com nota fiscal. 

publicidade

Leia mais:

Como ter acesso à declaração pré-preenchida?

A declaração pré-preenchida estará disponível em todas as plataformas utilizadas para o envio da declaração do IR a partir do dia 14 de março. Para acessá-la, basta possuir cadastro nível prata ou ouro na plataforma gov.br (preparamos um guia que te ensina como subir o nível do seu cadastro).

As restituições realizadas via PIX, que devem acelerar o ritmo de pagamentos aos contribuintes, vão ocorrer entre os meses de maio e setembro. 

“É um longo caminho de desenvolvimento de serviços para facilitar a vida do contribuinte brasileiro. Começamos com os disquetes do início da década de noventa, passamos para a entrega via internet, em 1997, e vimos o surgimento dos primeiros aplicativos de entrega em 2013”, comentou o presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Gileno Barreto.

Os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros ou inconsistências, receberão mais cedo as restituições (caso tenham direito). Idosos, portadores de doenças graves e pessoas com deficiência possuem prioridade.

Para garantir a segurança do processo, o Serpro afirma que realiza a monitoração contínua das declarações, com acompanhamento em tempo real dos envios. O aplicativo do Imposto de Renda também contará com melhorias na interface este ano e novas orientações para facilitar o processo de preenchimento das declarações.

No ano passado, foram cerca de 34 milhões de declarações enviadas pelos contribuintes.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!