Nesta segunda-feira (28), sexto dia da invasão russa na Ucrânia, satélites capturaram imagens de um enorme comboio de veículos militares, com 65 km de extensão, se aproximando da capital Kiev.

Nas imagens é possível ver a tropa que se estende da cidade de Prybirsk, no norte, perto da fronteira com a Bielorrússia, até o Aeroporto Internacional Antonov, nos arredores de Kiev. 

Um comboio de veículos militares russos com 65 km de extensão visto do espaço, se aproximando da sitiada capital ucraniana, Kiev
Imagem: Maxar Technologies

Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, na quinta-feira (24), vários satélites têm acompanhado o conflito militar do espaço. A empresa norte-americana de observação da Terra Maxar Technologies, responsável pelas capturas, disse que, embora alguns veículos estivessem “bastante espaçados” uns dos outros, há trechos da estrada em que é possível ver de dois a três deles viajando juntos.

“Fujam ou estejam prontos para morrer”, orienta Rússia aos civis da Ucrânia

De acordo com a agência de notícias Reuters, nesta terça-feira (1º), o Ministério da Defesa russo orientou aos moradores de Kiev que fujam ou “estejam prontos para morrer”.

publicidade

As imagens de satélite confirmam as intenções da Rússia. Além do comboio, tropas e helicópteros de ataque terrestre foram vistos no sul da Bielorrússia, a menos de 32 km da fronteira com a Ucrânia. 

Mais uma imagem captada por um satélite da Maxar Technologies mostra as tropas russas se aproximando da sitiada Kiev, capital da Ucrânia. Imagem: Maxar Technologies

Governada pelo ditador Alexander Lukashenko, a Bielorrússia é o aliado mais significativo da Rússia nesta guerra. Embora as forças bielorrussas não sejam oficialmente parte da invasão, Lukashenko culpou abertamente o Ocidente pela situação, alegando que “as sanções econômicas implementadas pelos países ocidentais em resposta à agressão russa estão empurrando o planeta para outra guerra mundial”.

Leia mais:

Vladimir Putin, presidente da Rússia, fez repetidas insinuações de que não hesitaria em usar armas nucleares para punir o Ocidente por suas intervenções em apoio à Ucrânia, de acordo com o jornal The Independent.

Veículos de comunicação ucranianos afirmaram que os invasores russos usaram uma bomba de vácuo na batalha na segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv. Também conhecidas como armas termobáricas, bombas de vácuo são extremamente destrutivas. Elas sugam oxigênio do entorno para gerar um vácuo temporário durante uma explosão de alta temperatura que dura significativamente mais do que uma explosão convencional. Isso pode vaporizar corpos e causar graves ferimentos internos que podem ser invisíveis por fora.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!