O famoso cineasta Guillermo del Toro desabafou durante seu discurso na cerimônia de recebimento do Prêmio de Realização de Cinema da Associação de Críticos de Hollywood e criticou as recentes mudanças anunciadas para o Oscar 2022. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas decidiu cortar da transmissão ao vivo ao menos oito categorias, que serão gravadas, mas transmitidas posteriormente com cortes e edições.

Imagem: Featureflash Photo Agency/Shutterstock
Cineasta Guillermo del Toro critica mudanças no Oscar 2022: “Este não é o ano”. Imagem: Featureflash Photo Agency/Shutterstock

“Os indicados que temos aqui, a maioria dos que temos aqui esta noite, [trabalharam] contra muitas, muitas probabilidades difíceis [de chegar aqui], e não fazemos [filmes] sozinhos. Fazemos juntos, e as pessoas que os fizeram conosco fizeram isso arriscando tudo em uma pandemia, aparecendo, fazendo o dia, meio que um milagre. Devo dizer que, se algum ano foi o ano para pensar nisso, este não é o ano para não ouvir seus nomes ao vivo no Oscar. Este é o ano para cantar e cantar alto”, continuou Del Toro. “Não deveríamos fazer isso este ano; não deveríamos fazer isso nunca, mas não este ano. E devemos dizer isso, 2021 foi um ótimo ano para os filmes,” completou ele.

Leia mais!

O Oscar apresenta no total 23 categorias, contudo, este ano oito delas ficarão de fora da transmissão ao vivo, sendo premiadas uma hora antes do início da transmissão do Oscar na ABC. Entre as categorias excluídas estão: curta documental, edição de filme, maquiagem e penteado, trilha sonora original, design de produção, curta de animação, e curta de ação ao vivo e som.

publicidade

Guillermo del Toro é dos cineastas mais aclamados pela crítica e mantém em sua estante uma coleção de prêmios, estando entre as mais recentes o Oscar de “Melhor Filme” e “Melhor Diretor” por “A Forma da Água”, de 2018. Para a cerimônia deste ano, que acontece em 27 de março, o diretor tem quatro indicações com o “O Beco do Pesadelo”, concorrendo nas categorias Melhor Filme, Fotografia, Design de Produção e Figurino.

Em andamento está o projeto “Pinocchio”, conto clássico de Carlo Collodi que ganhou uma versão em stop-motion pelo diretor para a Netflix. O filme tem previsão para chegar à plataforma de streaming oficialmente em dezembro de 2022.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!