No dia 27 de março, acontece a cerimônia do Oscar 2022, assim, à medida que a rodada do evento chega ao fim, outra começa, a do Oscar 2023. Com o sucesso das críticas tanto nacionais como internacionais sobre “The Batman”, novo filme do herói da DC dirigido por Matt Reeves e protagonizado por Robert Pattinson, fica a pergunta: seria ele já a primeira produção a receber indicação?

Oscar 2021. Troy Harvey/A.M.P.A.S.
Quais as chances de “The Batman” ser o primeiro indicado ao Oscar 2023?. Imagem: Troy Harvey/A.M.P.A.S.

De acordo com a Variety, há dois pontos que devem ser considerados para o reconhecimento de “The Batman” no Oscar: a cinematografia e a trilha sonora original. O trabalho de câmera foi feito por Greig Fraser, que foi indicado pelos feitos em “Duna” e “Lion”, de Garth Davis (2016).

publicidade

Leia mais!

Já na área da música, a trilha sonora do filme ficou por conta de Michael Giacchino, compositor também indicado ao Oscar por seu trabalho em “Ratatouille” (2007) e “Up” (2009), este último lhe rendendo a premiação. Apesar de suas grandes composições também em “Divertidamente” (2015), “Rogue One: Uma História Star Wars” (2016), “Viva – A Vida É uma Festa” (2017) e “Jojo Rabbit” (2019), a trilha sonora de “The Batman” pode ser a definição de sua carreira e adicionar mais uma estatueta dourada em sua estante.

publicidade

Ainda de acordo com a análise da Variety, apesar da boa atuação de Pattinson, Zoë Kravitz e Paul Dano, eles não parecem ser alvo das indicações. O mesmo pode valer para o design de produção, roteiro adaptado e som e efeitos visuais. Contudo, provavelmente “The Batman” estará entre os top 10 de alguns críticos, recebendo, inclusive, premiações regionais.

Robert Pattinson e Zoë Kravitz em The Batman
Quais as chances de “The Batman” ser o primeiro indicado ao Oscar 2023?. Imagem: Warner Bros/DC Comics

Vale lembrar que os filmes do Batman têm um histórico de indicações. “Batman” (1989) de Tim Burton com Michael Keaton foi indicado e ganhou como Melhor Direção de Arte e Decoração de Cenário (agora chamado de design de produção). Já em “Batman: O Retorno” (1992), o longa foi nomeado no British Film Academy Awards nas categorias de Maquiagem e Cabelo e Melhores Efeitos Especiais, mas foi premiado apenas em Maquiagem pelo Saturn Awards e recebeu o Broadcast Music Incorporated pela composição de Danny Elfman.

publicidade

“Batman Eternamente” (1995), já nas mãos de Joel Schumacher e com Val Kilmer como o personagem, conquistou três indicações para fotografia, som e edição de efeitos sonoros. “Batman e Robin” (1997), ainda sob comando de Schumacher, foi, no entanto, considerado um dos piores filmes do herói, que nesta versão teve George Clooney assumindo o manto do Homem-Morcego. Nele, o destaque ficou para os vilões Mr. Freeze, de Arnold Schwarzenegger, e Poison Ivy, de Uma Thurman.

Não podemos deixar de mencionar “O Cavaleiro das Trevas”, de 2008, uma virada na trajetória dos filmes do herói sob a direção de Christopher Nolan. Apesar da ótima versão de Christian Bale como Batman, foi Heath Ledger que garantiu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por sua versão do Coringa, uma das melhores na opinião dos críticos até hoje (interpretação de Joaquin Phoenix em “Coringa” (2019) disputa o páreo na opinião de alguns). O filme recebeu ao total oito indicações e foi a maior bilheteria de 2008, principalmente após a morte prematura de Ledger no mesmo ano. O ator faleceu devido a uma intoxicação acidental de remédios calmantes prescritos.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!