As gigantes Mastercard e a Visa anunciaram nesta terça-feira (1º) que vão adotar alguns bloqueios em seus sistemas de pagamento na Rússia. A medida é uma forma das operadoras de cartão de crédito se adequarem às sanções internacionais impostas contra o país.

Por ora, as empresas não revelaram ao certo quais serão os impactos da iniciativa para os clientes russos. No entanto, ambas reforçaram que estão de acordo com a necessidade de isolar o sistema financeiro russo por conta dos ataques na Ucrânia.

publicidade
Bandeiras da Ucrânia e Rússia colocadas em um mapa do continente europeu
União Europeia excluiu sete bancos da Rússia do sistema de transações globais Swift. Imagem: evan_huang/Shutterstock

A Visa emitiu o seguinte comunicado sobre a decisão: “A Visa está tomando medida imediata para garantir o cumprimento de sanções anunciadas e está preparada para se adequar a outras que possam ser implementadas”.

A Mastercard também se pronunciou. “Como resultado de exigências de sanções, bloqueamos diversas instituições financeiras do sistema de pagamento da Mastercard”, destacou.

publicidade

A companhia também afirma que continuará trabalhando em conjunto com as autoridades nos próximos dias para cumprir as “obrigações de conformidade” à medida que novas sanções são impostas.

Leia mais:

publicidade

Até então, os Estados Unidos, União Europeia e Reino Unido já anunciaram sanções econômicas contra a Rússia em resposta à invasão do território ucraniano. 

Talvez a principal seja a exclusão de alguns bancos russos do sistema de pagamentos Swift, o que, na prática, impossibilita que a economia russa use, por exemplo, suas reservas financeiras externas.

publicidade

Por ora, a União Europeia excluiu sete bancos da Rússia do sistema de transações globais. Agora, os bancos têm dez dias para encerrar as operações no Swift. São eles: o VTB, considerado o maior banco da Rússia, o Bank Otrkitie, Novikombank, Promsvyazbank, Bank Rossiya, Sovcombank e o VEB.

Via: Extra

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!