Em comunicado publicado nesta quinta-feira (3) em sua página no Twitter, o CEO da Starlink, Elon Musk, fez um apelo para que os usuários utilizem com cautela o serviço de comunicação disponibilizado pela empresa na Ucrânia. Segundo Musk, os satélites e antenas da Starlink são, no momento, o único sistema de comunicação não russo que ainda funciona em algumas partes da Ucrânia. “Então a probabilidade de ser um alvo é alta. Por favor, use com cautela”, tuitou Musk. 

Em uma postagem publicada no Twitter, o ministro da Transformação Digital da Ucrânia, Mykhailo Fedorov marcou os perfis da SpaceX, Starlink e do CEO da empresa, Elon Musk, dizendo: “muito obrigado! A Starlink está mantendo as nossas cidades conectadas e serviços de emergência estão salvando vidas”. 

No mesmo tuíte, o político marcou empresas como Honda, DuroMax Power e Champion Generators – que oferecem geradores movidos a gasolina, pedindo por ideias de como contornar os ataques russos à infraestrutura da Ucrânia.  

Leia mais:

publicidade

O serviço oferecido pela Starlink tem recebido elogios de seus usuários no país, que relatam boa velocidade de download e upload e conectividade bastante estável. Entretanto, isso gerou preocupações de que a Rússia pudesse retaliar, atacando estruturas essenciais e impedindo que as antenas se conectassem aos satélites.

A Starlink vem ajudando os esforços de comunicação com a Ucrânia, o que é bom. A Rússia, porém, não sinalizou se isso pode ser considerado durante sua estratégia de invasão militar. Por essa razão, o uso da plataforma da SpaceX vem sendo feito com cautela.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!