Um vilão relativamente novo que já se espalhou pela internet são as páginas que utilizam códigos maliciosos para roubar os recursos do seu computador para minerar Bitcoin e outras criptomoedas. O golpe, que ganhou o nome de ‘cryptojacking’, atinge várias vítimas e por vezes acaba passando despercebido.

Cryptojacking e conceito de mineração de criptomoedas
Se o seu PC está mais quente e lento que o normal, existe uma chance de estar infectado por um golpe crypto-jacking. Imagem: Jaiz Anuar/Shutterstock

Além de aumentar os gastos de energia elétrica, essa prática pode reduzir a vida útil do seu dispositivo, já que utiliza 100% do processamento da sua máquina para mineração. Um dos sinais que pode indicar o problema, como veremos a seguir, é enfrentar lentidão persistente no seu computador.

Como funciona o crypto-jacking?

Especialistas em segurança digital revelam que as primeiras ocorrências de cryptojacking foram detectadas em 2011, entretanto, a atividade ganhou muito mais força com o avanço da popularidade das criptomoedas.

O cryptojacking nos navegadores é um truque que utiliza códigos em JavaScript que executam mineradores em qualquer máquina assim que o usuário acessa um site infectado. 

publicidade

Geralmente, a mineração para de ocorrer depois que você sai do site problemático, no entanto, em alguns casos, o processo cria uma janela oculta no sistema que continua minerando por tempo indeterminado.

O golpe costuma se proliferar principalmente em sites de torrent e páginas que foram invadidas e tiveram o seu código alterado. 

Como se livrar do problema?

Algumas extensões conseguem bloquear automaticamente a mineração de criptomoedas, é o caso da MinerBlock. Imagem: MinerBlock/Reprodução

A boa notícia é que existem extensões para os navegadores mais populares que conseguem bloquear automaticamente a mineração indevida de criptomoedas. Os softwares, inclusive, são atualizadas com novos scripts de mineração constantemente para manter o seu computador protegido.

Uma das extensões que consegue vetar a mineração é a ‘No Coin’, disponível para o Google Chrome, Mozilla Firefox e Opera. Baseado em código aberto, esta é uma das extensões mais populares e costuma fazer um bom trabalho quando o objetivo é bloquear os mineradores.

Outros nomes que merecem a sua atenção são as extensões ‘minerBlock’ e a ‘Coin-Hive Blocker’.

Sinais de que o seu computador está sendo utilizado para mineração

Se o seu PC está mais quente que o normal, o que é um pouco mais fácil de notar especialmente no caso dos notebooks, existe uma chance de estar infectado com cryptojacking. 

Outros sinais que valem ser observados são:

  • Resposta lenta para diversos comandos no sistema;
  • Sobrecarga na memória RAM e processamento da CPU e placa gráfica (GPU) da sua máquina.

Outra dica simples é consultar o gerenciador de tarefas do seu computador e verificar o uso da CPU. Se notar que o uso está em 100% o tempo todo, é um sinal de que o hardware da sua máquina pode estar sendo utilizado para mineração.

Importante: os dispositivos móveis, como celulares e tablets também podem ser infectados. Nesse caso, além do aquecimento, a bateria costuma acabar muito mais rápido do que o normal, já que o gadget é obrigado a trabalhar com 100% dos recursos o tempo todo.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!