A Samsung finalmente respondeu aos relatos de que está limitando o desempenho de milhares de apps populares em seus smartphones, dizendo que uma atualização de software vai devolver o controle aos usuários. A Samsung estaria limitando esses apps para poupar a bateria de aparelhos Galaxy.

Relatos de que celulares Samsung estavam limitando o desempenho de cerca de 10.000 apps começaram a vir da comunidade sul-coreana no dia 2 de fevereiro. Essas limitações estão afetando aplicativos de redes sociais como Instagram e TikTok, além de jogos como Genshin Impact

A parte mais grave desses relatos é que o software da Samsung não parece afetar aplicativos que medem desempenho de celulares, como o 3DMark, GeekBench 5 e PCMark, o que pode ser considerado manipulação de benchmark. 

“Nossa prioridade é oferecer a melhor experiência móvel aos consumidores”, escreveu um assessor da Samsung em uma declaração ao Olhar Digital. O Game Optimizing Service (GOS) [o app da Samsung que foi apontado como a causa do problema] foi projetado para ajudar os aplicativos de jogos a alcançar um ótimo desempenho, ao mesmo tempo em que gerencia de forma eficaz a temperatura do dispositivo. O GOS não gerencia o desempenho de aplicativos que não são jogos. Valorizamos o feedback que recebemos sobre nossos produtos e, após uma análise cuidadosa, planejamos lançar uma atualização de software em breve, para que os usuários possam controlar o desempenho ao executar aplicativos de jogos.”

publicidade

Leia mais:

A Samsung não deu uma data para a chegada da atualização, nem explicou por que as limitações não afetam apps de benchmarking.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!