A Nasa anunciou que sua missão OSAM-1 (On-orbit Servicing, Assembly, and Manufacturing, ou Missão 1 de Manutenção, Montagem e Manufatura em Órbita) passou pela fase de revisão crítica de projeto. Essa missão será a primeira a reabastecer com um robô um satélite que não foi projetado para passar por manutenção.

Até hoje, essa ideia era algo que parecia ficção científica, mas o robô Spider (Space Infrastructure Dexterous Robot) da Maxar Technologies é bem real. Com ele, a Nasa espera provar um conceito, e como diz o release do OSAM-1, a quebrar esse paradigma com seu payload.

O projeto para reabastecer e fazer reparos em satélites em órbita vem recebendo investimentos da Nasa desde 2015, através do programa Tipping Point.

Robô Spider tem dois braços robóticos para reabastecimento e reparos

O payload de reparo tem 16 subsistemas como ferramentas, sistemas de visão e dois braços robóticos. A nave que vai levar a missão OSAM-1 tem 4,2 metros de altura, e está pronta esperando seu payload desde maio de 2021. Essa importante etapa foi cumprida pela agência e pela Maxar Technologies menos de um ano depois disso.

publicidade

Nessa etapa de avaliação, os engenheiros da Nasa confirmaram que o design do OSAM-1 está pronto, e atende aos requerimentos especificados. A próxima etapa é a fabricação, montagem e integração desta nave-robô.

No vídeo acima, você pode ver uma simulação do robô Spider consertando um satélite em órbita. Na imagem que ilustra esse post, vemos um ilustração do OSAM-1 reabastecendo o Landsat 7, lançado em 1999. Ele foi o escolhido para o primeiro teste da missão, quando ela for lançada, o que deve acontecer até 2025.

O objetivo inicial da missão OSAM-1 é fazer reparos e manutenção de satélites já lançados, mas a longo prazo, passa a ser construir e montar equipamentos em órbita. É impossível não pensar nas estações de construção e reparo de Star Trek.

Leia também:

Fonte: Ars Technica

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!