A startup de barcos elétricos Arc revelou novas imagens da versão de pré-produção do Arc One, uma embarcação que tem mais de sete metros de comprimento, uma bateria enorme e um design elegante. Para tirar o projeto do papel, a empresa levantou US$ 30 milhões de um grupo de investidores que inclui até mesmo o ator Will Smith e o jogador da NBA Kevin Durant.
A empresa já testou um protótipo inicial, e a revelação de sua versão de pré-produção é um “aviso” de que a empresa está se aproximando das entregas aos clientes, que estão programadas para o segundo semestre deste ano.
As especificações do Arc One mudaram um pouco desde que a empresa anunciou o projeto. O barco ainda terá uma velocidade máxima de quase 65 km/h e autonomia de aproximadamente quatro horas com uma única carga. Segundo a startup, isso seria o suficiente para um dia na água.
Porém, em vez de uma bateria de 200 kWh capaz de alimentar um motor elétrico com pelo menos 475 cavalos de potência, o barco virá com uma bateria de 220 kWh, capaz de alimentar um motor com mais de 500 cavalos de potência. Isso torna a bateria do Arc One três vezes maior que um Tesla Model Y, de acordo com o CEO da Arc, Mitch Lee.
Ao contrário dos carros, uma bateria pesada não é uma desvantagem para um barco elétrico, segundo Lee. “Quanto mais um barco pesa, geralmente mais estável ele é”, disse. “Especialmente para o mercado de esportes aquáticos”, acrescentou.
Leia mais:
- Maior do mundo: mega iate russo não foi confiscado pelas autoridades alemãs
- Navio que pegou fogo com 4 mil carros de luxo da Volkswagen afunda no Oceano Atlântico
- Graceful, super iate de Putin, foge, é rebatizado por hackers do Anonymous e vai parar no “inferno”
Barco elétrico é voltado ao mercado de luxo e terá edição limitada
O Arc One não será para todos os bolsos: segundo Lee, a embarcação será vendida por US$ 300 mil (mais de R$ 1,5 milhão na conversão atual). A empresa espera seguir os passos de Tesla, vendendo um barco de alto custo e com poucas unidades produzidas. Com o valor das vendas, a Arc pretende financiar a produção de um modelo com preço mais acessível.
“É premium e voltado a um grupo pequeno de pessoas. Queremos entrar na faixa de preço do Tesla Model S, que tem foco no mercado premium”, explicou o CEO da Arc.
A empresa tem planos para produzir no futuro veículos de esportes aquáticos, como jet skis, ou até embarcações comerciais, como balsas.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!