Um vídeo bastante enigmático postado pela agência de notícias estatal russa RIA Novosti mostrou a Estação Espacial Internacional (ISS) se desfazendo após a saída de cosmonautas russos. A publicação não teve muito contexto, porém, foi encarada como uma ameaça por parte da imprensa dos Estados Unidos.

De acordo com o portal Nasa Watch, um blog especializado em notícias espaciais, o vídeo trata claramente de uma ameaça do chefe da Corporação Espacial Estatal Russa (Roscosmos) à ISS e toda a cooperação espacial entre Rússia e Estados Unidos que levaram à construção e operação do posto avançado.

“A RIA Novosti, controlada pelo governo russo, postou um vídeo no Telegram, feito pela Roscosmos, onde os cosmonautas se despedem de Mark Vande Hei na ISS, partem e, em seguida, o segmento russo se separa do resto da ISS”, tuitou o Nasa Watch, usando as tags Nasa e Ucrânia.

Polêmica vazia?

Apesar do vídeo divulgado pela agência de notícias russa e a repercussão dentro da imprensa especializada dos Estados Unidos, mesmo com todas as sanções impostas à Rússia, ao que parece, a cooperação entre Nasa e Roscosmos na ISS, pelo menos por enquanto, deve continuar.

publicidade

Em resposta a um questionamento do Olhar Digital, o relações públicas da Nasa, Joshua A. Finch, declarou que a agência continua trabalhando em cooperação com a Roscosmos e todos os outros parceiros internacionais que fazem parte do consórcio, como Canadá, Japão e União Européia.

Leia mais:

Além disso, a tradição é que conflitos geopolíticos que ocorrem aqui na Terra, no geral, não interfiram nas relações de cooperação no espaço. Um exemplo disso são os conflitos na Síria, que também colocaram Estados Unidos e Rússia de lados opostos no cenário geopolítico mundial.

“Já operamos nesse tipo de situação antes, e ambos os lados sempre trabalharam muito profissionalmente e entendem ao nosso nível a importância desta fantástica missão”, declarou a administradora associada de operações espaciais da Nasa, Kathy Lueders.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!