Dicas e Tutoriais

Verificar remetente é essencial para proteger e-mail de golpes

07/03/22 16h00

Todas as pessoas que têm smartphones, têm um endereço de e-mail. Aquelas cujo trabalho envolve o uso de computador e internet usam a ferramenta para trocar informações profissionais. As mensagens facilitam bastante as atividades, mas também podem ser alvo fácil para enganar os usuários, roubando dados e invadindo computadores. Por isso, nunca é demais ter dicas de como se proteger.

A KingHost, empresa de hospedagem de sites e soluções digitais para empreendedores e desenvolvedores, lista cinco dicas simples de como manter o e-mail sempre em segurança. E o primeiro tópico é bem fácil de observar: verificar quem enviou a mensagem.

Leia mais:

Apesar de parecer bobagem, essa primeira análise já permite que o usuário filtre e-mails maliciosos. E como “esmola demais, o santo desconfia”, sempre suspeite de promoções e sorteios em que não tenha se inscrito para participar. De acordo com a KingHost, e-mails com assuntos chamativos demais normalmente sinalizam perigo.

“Caso identifique um e-mail com erro de grafia, remetente desconhecido, anexos estranhos e ofertas incompatíveis com a realidade sempre desconfie e apague a mensagem imediatamente”, destacou Priscilla Karolczak, gerente de desenvolvimento da KingHost.

A segunda dica da empresa segue a linha da primeira e também depende da anterior. É preciso se certificar de que o remetente é um contato conhecido e de confiança. Afinal, muitos links redirecionam o usuário para páginas de vírus ou mesmo golpes. Os anexos também podem instalar programas espiões, possibilitando ataques no computador pessoal.

Os cuidados para evitar golpes por e-mail começam bem simples. Imagem: chainarong06/Shutterstock

Atenção ao compartilhamento em redes sociais

As redes sociais podem dar uma boa visibilidade para o profissional, mas também podem acabar sendo vitrines para informações delicadas. Assim, todo conteúdo publicado nas mídias, seja e-mails pessoais ou corporativos, precisam de cuidado. Não deixe endereços de e-mail de maneira pública, para evitar que qualquer um possa enviar as mensagens golpistas.

Bloqueie e denuncie spams

O lixo eletrônico é um saco, mas algumas vezes e-mails importantes vão parar lá. Depois de filtrar isso, é importante deletar o spam e também bloquear e denunciar. Assim, o usuário não recebe mensagens indesejadas dos mesmos remetentes.

Usar e-mail criptografado

Por fim, a última dica da KingHost é a menos simples de todas, mas mesma assim possível. Se precisar de mais segurança para usar e-mail, utilize uma hospedagem que permita criptografar, garantindo a segurança dos usuários. O ideal é utilizar e mpresas de hospedagem que oferecem soluções com o certificado SSL, que prevê criptografia de dados nos serviços oferecidos, como o email profissional.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Deixe sua opinião
Tags