A Embraer anunciou na segunda-feira (7) um projeto que visa a conversão de dois E-Jets mais antigos, o E-190F e o E-195F, em cargueiros. A fabricante atribui a medida ao crescimento do mercado de e-commerce e uma consequente demanda por entregas mais rápidas e “operações descentralizadas”. Os novos e-jets vão operar a partir de 2024.

De acordo com a Embraer, o aumento da demanda por transporte de carga aérea deve crescer nos próximos anos. O problema é que o envelhecimento técnico das aeronaves de fuselagem estreita (narrowbody freighters) pertencentes à companhia tem impossibilitado adaptá-las para os futuros padrões de aviação verde. “Os atuais cargueiros de fuselagem estreita são antigos, ineficientes, altamente poluentes e próximos de sua janela de aposentadoria”, afirma a fabricante, em comunicado à imprensa.

Desta forma, a Embraer decidiu realizar a conversão dos E-Jets, uma linha de aviões que é construída desde 2002, como uma forma de preencher a lacuna de jatos de fuselagem e turboélices e prolongar sua vida útil, abrindo espaço para aviões de passageiros mais sustentáveis e silenciosos. Vale lembrar, nesse sentido, que o arrendamento de longo prazo dos E-Jets mais antigos — com data de fabricação entre 10 e 15 anos — irão expirar em breve.

“Os cargueiros aéreos e-Jets fornecerão serviço rápido, confiável e econômico aos remetentes de carga, estenderão a vida útil dos e-Jets, apoiarão os ativos dos e-Jets e criarão um ótimo case de negócios incentivando a substituição de aeronaves anteriores por aeronaves de passageiros modernas e mais eficientes”, explica o presidente e CEO da Embraer, Johann Bordals. “Com mais de 1.600 E-Jets entregues globalmente, os novos clientes deste novo segmento de cargueiros se beneficiarão de uma rede de serviços global, bem estabelecida e madura.”

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Right-sizing finally comes to the cargo industry. We just launched a new program to convert passenger #E190s & #E195s to…

Publicado por Embraer em Segunda-feira, 7 de março de 2022

Novos cargueiros da Embraer diminuirão custos de operação em até 30%

A conversão do Embraer E-190F e do E-195F será realizada em São José dos Campos (SP). Segundo a empresa brasileira, as modificações estruturais nas duas aeronaves incluem a instalação de novos sistemas de detecção de fumaça e supressão de incêndio, alterações no sistema de gestão de ar, uma nova porta de carga dianteira e reforço do piso do convés principal com um sistema de movimentação de carga.

O E190F poderá transportar uma carga de 10.700 quilos e o E195F, de 12.300 quilos. Isso significa, segundo a fabricante, uma redução nos custos de operação de até 30% em comparação aos aviões de fuselagem estreita e uma autonomia três vezes maior do que os turboélices de carga. Além disso, a dupla queimará muito menos combustível e vai gerar menos emissões de gases-estufa do que um narrowbody como o B737-300SF.

Crédito para imagem principal: Embraer/Divulgação

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