No dia 8 de março comemoramos o Dia Internacional das Mulheres e em março também conheceremos os vencedores do Oscar 2022.

Por isso, vamos juntar as coisas e trazer 5 filmes que estarão disputando estatuetas na grande premiação do cinema que ocorre no dia 27, que foram dirigidos por mulheres.

publicidade

E mais: todos os filmes citados na lista estão disponíveis em plataformas de streaming no Brasil.

Vamos à lista!

Ataque dos Cães

A diretora neozelandesa Jane Campion é a responsável pelo recordista de indicações no Oscar de 2022, “Ataque dos Cães”. O filme foi indicado a 12 categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Trilha Sonora, Som, Design de Produção, Montagem e Fotografia, além de Melhor Ator (Benedict Cumberbatch), Atriz Coadjuvante (Kirsten Dunst) e Ator Coadjuvante (Jesse Plemons e Kodi Smit-McPhee).

Além de dirigir, Campion também foi produtora e roteirista do filme.

Jane Campion, diretora de “Ataque dos Cães”. Divulgação/Netflix

Sinopse: Um fazendeiro durão trava uma guerra de ameaças contra a nova esposa do irmão e seu filho adolescente, até que antigos segredos vêm à tona.

Onde assistir: Netflix

No Ritmo do Coração

A cineasta americana Sian Heder assinou a produção “No Ritmo do Coração”, que foi indicado no Oscar 2022 a três categorias: Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante (Troy Kotsur) e Melhor Roteiro Adaptado. Ah, e o roteiro também foi assinado por Heder.

Sinopse: Ruby, de 17 anos, é a única pessoa que ouve em uma família de surdos. Quando o negócio de seus pais é ameaçado, ela fica dividida entre seu amor pela música e suas obrigações.

Onde assistir: Amazon Prime Video

Encanto

A animação da Disney “Encanto” foi codirigida por Charise Castro Smith, em conjunto com Byron Howard e Jared Bush. No Oscar 2022, “Encanto” foi indicado aos prêmios de Melhor Longa de Animação, Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original.

Sinopse: Encanto da Walt Disney Animation Studios conta a história dos Madrigal, uma família extraordinária que vive escondida nas montanhas da Colômbia, em uma casa mágica, em uma cidade vibrante, em um lugar maravilhoso conhecido como um Encanto. A magia deste Encanto abençoou todos os meninos e meninas da família com um dom único, desde superforça até o poder de curar. Todos, exceto Mirabel. Mas, quando ela descobre que a magia que cerca o Encanto está em perigo, Mirabel decide que ela, a única Madrigal sem poderes mágicos, pode ser a última esperança de sua família excepcional

Onde assistir: Disney+

A Filha Perdida

Ainda temos Maggie Gyllenhaal, a diretora do longa da Netflix “A Filha Perdida”. E a atriz vencedora de um Globo de Ouro (como atriz) e indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por “Coração Louco” estreou como diretora na produção e já ajudou o seu filme de estreia a garantir três indicações ao maior prêmio do cinema: Melhor Atriz (Olivia Colman), Atriz Coadjuvante (Jessie Buckley) e Roteiro Adaptado, que é assinado por ela.

Sinopse: As férias pacatas de uma mulher mudam de rumo quando sua obsessão por uma jovem mãe hospedada nas proximidades traz à tona antigas lembranças.

Onde assistir: Netflix

Leia mais!

Três Canções Para Benazir

Por fim, dirigido por Elizabeth Mirzaei e Gulistan Mirzaei, o filme “Três Canções para Benazir” foi indicado ao Oscar de Melhor Curta de Documentário.

Sinopse: Morando em um campo de refugiados, um afegão recém-casado luta para conciliar o sonho de entrar no exército e suas responsabilidades familiares.

Onde assistir: Netflix

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!