Um grupo de médicos dos Estados Unidos anunciou o primeiro transplante de coração e de timo, um órgão linfático que é responsável pela regulação da defesa imunológica do organismo e se localiza na caixa torácica, entre os pulmões e na frente do coração.  

Os médicos disseram que o transplante foi um sucesso e, mesmo tendo sido realizado para salvar a vida do paciente, pode representar uma revolução no campo do transplante de órgãos.  

publicidade

Leia também!

De acordo com o divulgado, o transplante foi realizado em um garoto de seis meses de idade chamado Easton. O pequeno nasceu com o coração fraco e com problemas no sistema imunológico

Transplante de timo e coração

A criança passou por diversas operações cardíacas e vários tratamentos para infecções que seu corpo não conseguia combater sozinho. Como os procedimentos não eram definitivos, os médicos responsáveis solicitaram a operação inédita a Food and Drug Administration (FDA, na sigla em inglês), o órgão regulador dos EUA.  

“O trabalho que fizemos no laboratório foi baseado no uso do timo junto com o transplante de coração para desenvolver tolerância – basicamente, retreinar o sistema imunológico e fazer com que o timo do mesmo doador e o coração cresçam juntos”, explicou o médico responsável, Joseph Turek.  

“A equipe realizou o transplante e implante em um paciente que não tinha função significativa do timo, proporcionando uma excelente oportunidade para examinar como o tecido do timo processado alogênico pode moldar o sistema imunológico de uma pessoa para ser mais receptivo a um órgão doador”, disse Allan D. Kirk, um dos médicos que participou do procedimento.

Imagem: Divulgação

O transplante foi realizado em agosto de 2021 e, atualmente, Easton está progredindo com sucesso e reagindo bem. Nos próximos passos, os médicos pretendem afastar o paciente das drogas imunossupressoras para ver como ele progride com o novo timo e se deixa de depender dos medicamentos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!