Uma estratégia para garantir que os seus arquivos estão sempre protegidos, seja localmente ou na nuvem, é adotar uma rotina de backup. Sem contar que a prática também funciona contra possíveis danos físicos ou até em casos de infecção por malware, por exemplo.
Além da sua importância para o usuário doméstico, o backup também é vital no meio corporativo como ferramenta de segurança da informação, já que o segmento costuma ser alvo constante de tentativas de golpes e crimes cibernéticos.
O que é o backup?
Backup nada mais é que manter uma cópia dos seus dados em outro dispositivo de armazenamento, o que garante que as informações salvas possam ser restauradas em caso de problemas.
“Backup é uma prática necessária, todo dispositivo tem probabilidade de falhas. A questão é o quão importante são essas informações que precisam estar salvas em outro lugar. Se o usuário ou empresa possui dados valiosos é fundamental que estejam guardados em mais de um lugar”, afirma Iuri Santos, gerente de Tecnologia da Kingston no Brasil.
A boa notícia é que adotar práticas simples pode evitar prejuízos. Para prevenir vazamento ou perda de informações, confira algumas dicas sobre backup.
Backup manual
O backup manual consiste basicamente de copiar os seus arquivos sem o uso de um software para outro dispositivo de armazenamento, seja um SSD, pendrive ou HD externo. A dica é procurar por um modelo com uma boa relação custo-benefício e que consiga suprir a sua necessidade de backup.
Um SSD externo é uma opção mais segura, já que diferentes dos HDs tradicionais não possuem partes móveis e são menos suscetíveis a defeitos. Sem contar que, além de durar mais, os SSDs também possuem velocidades de leitura e escrita muito maiores que as de um disco rígido tradicional.
Para usuários com arquivos mais robustos, uma saída é investir em opções de armazenamento com mais espaço. Atualmente já existem SSDs de 2 TB ou mais, uma boa opção para quem precisa transferir e editar imagens e vídeos em alta resolução, por exemplo.
O backup manual também pode ser feito por meio da nuvem. Alguns exemplos de serviços de backup na nuvem são: Google Drive, iCloud e o OneDrive da Microsoft.
Vale ressaltar que o uso de dispositivos externos são fundamentais, por exemplo, em situações nas quais o usuário não tenha internet para acessar a nuvem ou até mesmo o computador funcionando para tentar resgatar os seus arquivos.
Uma dica importante é: não deixe esses dispositivos sempre conectados no seu computador, já que isso acaba expondo os seus arquivos contra ameaças caso a máquina seja infectada!
Caso não queira depender de programas e/ou pacotes pagos de armazenamento na nuvem, também há programas dedicados para backup automático disponíveis na internet.
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No fim, organização é a palavra de ordem para um backup bem sucedido. Em resumo:
1- Garanta que as informações estejam salvas em mais de um lugar;
2- Coloque os arquivos importantes em pastas destinadas ao backup;
3- Separe as pastas por categorias, por exemplo, se for um estudante crie pastas por disciplinas, por semestre ou ano de estudo. Dessa forma, ao realizar o backup será mais fácil encontrar os arquivos;
4- Crie uma rotina de backup, sempre que tiver arquivos importantes assegure que eles irão automaticamente para o SSD externo e/ou nuvem. Configure a nuvem para realizar o backup periodicamente;
5- Elimine arquivos duplicados, isso irá diminuir o tamanho do backup, otimizando o processo.
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