Nesta terça-feira (8), a Nasa divulgou que o rover Perseverance obteve mais uma amostra do solo de Marte. Esta é a sétima rocha que o robô coletou desde que pisou no chão da Cratera Jezero, em fevereiro de 2021.

O rover Perseverance, da Nasa, coletou sua sétima amostra de rocha em Marte, vista aqui em uma foto tirada em 7 de março de 2022. Imagem: NASA/JPL-Caltech/ASU

Coletar amostras para o retorno futuro à Terra é uma de suas duas principais tarefas, juntamente com a procura por sinais da vida antiga de Marte. Jezero, com 45 quilômetros de largura, abrigava um lago e um delta de rio no passado do Planeta Vermelho, por isso é considerado um lugar propício para fazer esse trabalho, segundo os membros da equipe da missão.

“Minha coleção de rochas está crescendo. Tenho minha amostra do sétimo núcleo a bordo, perfurada a partir da rocha que você vê aqui. Planejo obter mais uma amostra aqui antes de ir em direção ao antigo delta do rio”, diz a publicação.

Aqui na Terra, os deltas dos rios preservam sinais de vida, bem como contêm os blocos básicos de “construção da vida”, que são compostos orgânicos contendo carbono. Os membros da equipe do rover estão, portanto, ansiosos para explorar os remanescentes do delta de Jezero, e planejam fazer isso em breve.

publicidade

Leia mais:

Amostras coletadas em Marte devem retornar à Terra na próxima década

Perseverance passou seu primeiro ano em Marte explorando o chão da cratera ao sul e oeste de seu local de pouso, para onde o rover está voltando, a caminho de um segmento acessível do antigo delta.

Sua rota é planejada com a ajuda do helicóptero Ingenuity, seu companheiro de missão. O pequeno drone de 1,8 kg ampliou sua missão original, uma campanha de demonstração de tecnologia de cinco voos, e agora está explorando a área para o rover em uma missão estendida. Ingenuity já completou 20 voos sobre Marte até agora e continua forte.

Se tudo correr de acordo com o previsto, o rover Perseverance ainda irá coletar várias dezenas de amostras do solo marciano, material que será trazido à Terra talvez já em 2031, em uma campanha conjunta da Nasa com a Agência Espacial Europeia (ESA).

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!