Já ouviu falar do SMS? Para os mais jovens, o termo provavelmente não fará muito sentido. No dia 3 de dezembro de 1992 foi enviada a primeira mensagem de texto neste formato. A mensagem — vendida recentemente por nada menos que 107 mil euros no formato de NFT — partiu de um engenheiro da operadora inglesa Vodafone e dizia “Feliz Natal”. 

Na época, a frase foi enviada de um computador para um aparelho móvel de cerca de 2 kg, que nada se parece com os celulares disponíveis no mercado atualmente. Desde então, muita coisa mudou. 

Primeira mensagem SMS da história
Primeira mensagem de texto foi leiloada por mais de R$ 590 mil. Imagem: Vodafone/Divulgação

No especial ‘tecnologias antigas’ desta semana, confira o que é, como surgiu e se o SMS ainda é utilizado mesmo com a popularidade dos aplicativos de mensagens.

O que é e como funciona o SMS?

O SMS, ou Short Message Service (Serviço de Mensagem Curta, em tradução livre), surgiu em meados da década de 1980 e foi criado pelo engenheiro finlandês de telecomunicações Matti Makkonen.

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A ideia era enviar o máximo de informação possível em uma única mensagem de texto utilizando a tecnologia GSM.

O processo é simples: o usuário escrevia uma mensagem no seu aparelho, selecionava o número da outra pessoa e pronto, a mensagem era enviada. 

Uso do SMS no Brasil

No Brasil, o recurso recebeu o apelido de “torpedo” e já está disponível há mais de 20 anos. Por aqui, as mensagens de texto começaram a ganhar espaço nos anos 1990. 

Foi muito usado pelos jovens na época para trocar mensagens rápidas. Era muito comum tentar escrever o máximo de informações em um SMS para evitar cobranças extras das operadoras, para isso, os brasileiros começaram a inventar abreviações como vc = você; sdds = saudades; ctz = certeza; tdo = tudo; tbm = também; kd = cadê; mto = muito, entre outras. Tudo para tentar cumprir o limite de uma única mensagem, que era de 160 caracteres.

Apesar de rápido e eficaz no seu tempo, o número de torpedos enviados começou a cair a partir de 2010. Conforme uma pesquisa de 2011 realizada pela consultoria Acision, a maior parte dos brasileiros já naquela época enviava em média 21 torpedos por mês. 

Para quase 80% dos mais de mil entrevistados, a principal razão pelo baixo número de envios era a falta de interesse no serviço e o valor cobrado pelo envio das mensagens. 

O serviço ainda é utilizado?

Apesar de ter perdido popularidade entre os consumidores, o SMS continua na ativa como ferramenta de marketing para diversas empresas como forma de aumentar vendas e se comunicar com clientes. 

É o que mostra um levantamento da Mobile Time de fevereiro de 2021. Segundo a pesquisa, a proporção de brasileiros que enviam SMS todo dia é de 8%, enquanto entre aqueles que afirmam receber SMS todo dia, o percentual é de 44%. 

Ou seja, na prática, ainda é um canal de comunicação que tem a sua importância no mercado, especialmente como um complemento de outras estratégias de marketing, como postagens nas redes sociais, e-mail marketing, anúncios, entre outros.

Como cancelar o envio de SMS promocional das operadoras

O SMS também ainda é utilizado para envio de informações. Um exemplo são os alertas de vencimento do IPTU e de lotação de leitos de UTI na pandemia, medidas adotadas pelo estado de São Paulo. 

Outros exemplos de uso são os varejistas, que utilizam o SMS para confirmar a aprovação de uma compra feita no cartão de crédito. Os bancos também costumam usar mensagens de texto para lembrar os clientes sobre o vencimento das faturas.

SMS x MMS

O SMS evoluiu para o MMS, Multimedia Message System ou Sistema de Mensagens Multimídia, em português. A grande novidade era a possibilidade de enviar imagens, áudios e até mesmo vídeos curtos além de texto. 

O serviço ficou popular no momento em que celulares de várias fabricantes começaram a ganhar sensores de câmeras, podendo trocar imagens de até 2MB. Além disso, com o MMS os textos podiam conter mais de 30 mil caracteres em uma única mensagem. 

No fim, apesar das vantagens sobre o SMS, o serviço também foi perdendo espaço para o Instant Messaging, ou Mensagem Instantânea, que surgiu com programas de computador como o MSN.

SMS é mais popular que o WhatsApp nos EUA

O WhatsApp, apesar de contar com 2 bilhões de usuários, não é o serviço mais popular na sua terra natal, os Estados Unidos. Por lá, menos de 20% dos usuários de smartphones usam o aplicativo, revela uma pesquisa recente da Pew Research Center. 

Como comparativo, um levantamento de 2021 da Panorama Mobile Time, indica que no Brasil, 99% dos celulares possuem o mensageiro do Facebook instalado. No entanto, existem motivos que explicam a baixa popularidade do app na terra do Tio Sam.

Um deles é que a maior parte dos consumidores de telefonia móvel nos Estados Unidos já tinham planos contratados com as operadoras desde que o SMS começou a ganhar força. Diferente de outros países como o próprio Brasil, é mais raro para os americanos escolher um plano pré-pago, que geralmente vinham com pacote limitado de SMS.

Algo que também afasta os americanos do WhatsApp é a forte presença dos iPhones no país. Os aparelhos da Maçã são utilizados por cerca de 50% dos consumidores. Por consequência, o aplicativo de mensagens da Apple, o iMessage — que também funciona por meio das plataformas de SMS das operadoras — é mais popular para o envio de mensagens curtas que o mensageiro do Facebook.

Por fim, um levantamento da Statias sobre aplicativos que permitem enviar mensagens e arquivos pela internet mostrou que no ano passado o Facebook Messenger foi o preferido por 87% dos americanos, seguido pelo FaceTime (34%), Zoom (34%) e Snapchat (28%). O WhatsApp só apareceu na quinta posição.

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Golpes por SMS 

Vale destacar que especialistas em segurança digital dizem que os SMS são mais vulneráveis do que as conversas criptografadas oferecidas pelo WhatsApp, por exemplo. Em dezembro de 2021, o Centro Nacional de Segurança Cibernética da Finlândia (NCSC-FI) emitiu um alerta sobre um malware que se espalha por SMS chamado FluBot. Cerca de 70 mil celulares que rodam Android e também iPhones foram infectados em 24 horas.

Golpes em plataformas como o WhatsApp que operam com a ajuda do SMS também continuam aumentando. Até meados de 2021, segundo os dados do dfndr lab, o laboratório de segurança digital da PSafe, cerca de 8,5 milhões de pessoas sofreram com clonagem de conta no aplicativo.

Mesmo que o golpe não ocorra necessariamente por meio de uma mensagem de texto, o SMS muitas vezes funciona como ferramenta para atrair vítimas. É o caso de outro golpe que envia mensagens que prometem descontos em pagamentos feitos por Pix. Sendo assim, todo cuidado é pouco! 

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