Para comemorar o lançamento do novo jogo Gran Turismo 7 para PS5 e PS4, a Jaguar adicionou um veículo conceito especial, chamado Vision Gran Turismo Roadster – o terceiro do segmento GT. O carro chega para acompanhar o Vision GT Coupé e o poderoso Vision GT SV.

Assim como a versão coupé, o Jaguar Vision Turismo Roadster é totalmente elétrico, baseado na motorização leve e compacta da série Jaguar TCS Racing Formula E. Então, temos uma máquina dotada de três motores oferecendo mais de 1.020 cv (750 kW) e torque máximo instantâneo de 1.200 Nm.

Leia também:

Carregando um DNA poderoso da Jaguar

Roadster visto de cima
Imagem: Divulgação/Jaguar

Como se não bastasse um máximo de velocidade acima de 320 km/h, o carro é capaz de atingir um sprint absurdo de 0 a 100 km/h em menos de dois segundos. O Vision Gran Turismo Roadster apresenta um design de carro de corrida com assento único em cockpit aberto, que remete ao clássico D-Type, (três vezes vencedor da Le Mans).

publicidade

Em seu desenho, há uma barbatana atrás do motorista e uma tela aerodinâmica recuada diretamente na frente (no lugar de uma capota desdobrável). Seu perfil aerodinâmico foi criado computacionalmente buscando maior estabilidade com o mínimo de arrasto.

Conceito da Jaguar na pista
Imagem: Divulgação/Jaguar

Dessa forma, o Vision Gran Turismo Roadster da Jaguar acaba apresentando um formato “prensadão”, onde a cabine solitária se destaca na parte superior da máquina. A quilha também apresenta um dos belos detalhes encontrados em todo o Roadster, a forma de uma Union Jack gravada – usando o padrão de monograma Jaguar – sutilmente iluminada por LEDs.

O tema continua com as tiras de couro feitas à mão nos para-lamas dianteiros e as luzes circulares na grade dianteira. Por sua vez, a carroceria monobloco leve e rígida é trabalhada a partir de compostos de fibra de carbono e ligas de alumínio avançadas. Uma bateria de íon de lítio de última geração é instalada o mais baixo possível na estrutura, contribuindo para o baixo centro de gravidade, baixo centro de rolagem e distribuição de peso próxima de 50:50.

Três máquinas Jaguar no GT7

Três modelos da Jaguar desenvolvidos para o jogo GT7
Imagem: Divulgação/Jaguar

A equipe de design da Jaguar criou uma pintura especial para cada um dos três modelos especiais para o jogo, ostentando tons em preto e cinza. Além do novo Roadster, a Jaguar também informa que os jogadores podem agora – pela primeira vez – conduzir o Jaguar Vision Gran Turismo SV. Apresentado pela primeira vez em dezembro de 2020 e sempre destinado a ser lançado no GT7.

Alimentado por quatro motores elétricos desenvolvidos pela Jaguar Racing para entregar 1.903 cv (1.400 kW), o GT SV pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 1,65 segundos e atingir uma velocidade máxima de 400 km/h.  O Gran Turismo 7 está nos consoles PlayStation 4 e PlayStation 5 e ultrapassou Elden Ring em ranking de jogos mais vendidos esta semana.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!