Nesta sexta-feira (11), o Olhar Espacial vai tratar do tema de maior destaque na mídia global nos últimos dias: a invasão da Rússia à Ucrânia. Serão debatidas as consequências desse conflito geopolítico nas relações de colaboração científica e atividades espaciais com participação russa.

O programa vai tratar dos impactos que já foram anunciados, como a série de sanções econômicas aplicadas por países que integram a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), e os efeitos que ainda podem ocorrer, principalmente em relação à Estação Espacial Internacional (ISS), construída e mantida por um consórcio de 15 nações entre as quais os EUA e a Rússia são os membros mais importantes.

publicidade

Leia mais:

Além do futuro do laboratório orbital diante desse cenário, o programa também vai abordar como a crise levou a cancelamentos de voos, suspensão de acordos comerciais com a Rússia, novo adiamento da missão europeia a Marte Exomars, trocas de farpas no Twitter, embargo de uma missão futura a Vênus e até ao desligamento de um telescópio espacial em plena operação.  

publicidade
O Olhar Espacial desta sexta-feira (11) recebe a divulgadora científica Ned Oliveira para conversar sobre os impactos da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Imagem: Reprodução Facebook

Para conversar sobre o assunto, o Olhar Espacial vai receber dois convidados especiais. A criadora de conteúdo e produtora do podcast Ciência sem Fim, Ned Oliveira, é divulgadora científica focada em difundir seu conhecimento em astronomia e astronáutica para todos os públicos e idades.

Junior Miranda é ilustrador 3D da revista oficial da Agência Espacial Russa Roscosmos, do livro “Voskhod protiv Gemini – pervyye mnogomestnyye kosmicheskiy korabli” do historiador espacial russo Igor Afanasiev, entre outros. É pesquisador de História da Exploração do Espaço há 40 anos, focado na historiografia dos voos espaciais, além de membro da British Interplanetary Society desde 1994, autor de diversos livros voltados à Astronomia e editor do Canal Homem do Espaço, dedicado a divulgar a história dos veículos espaciais sob aspectos técnicos e históricos.

publicidade
Logotipo do canal Homem do Espaço, comandado por Junior Miranda, convidado desta sexta-feira (11) do Olhar Espacial, para falar sobre os efeitos da invasão da Rússia à Ucrânia no setor espacial. Imagem: YouTube

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o Olhar Espacial é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h, pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!