Já pensou se você pudesse saber quais as chances de um relacionamento dar certo? Talvez um sistema de inteligência artificial possa ajudar nisso. Pesquisadores da Universidade de Bocconi utilizaram aprendizado de máquina para analisar dados de mais de 2 mil casais durante uma média de 12 anos. 

No total, foram 18.613 observações dos 2.038 casais que participaram da Pesquisa do Painel Socioeconômico Alemão. Durante o período de observação, 914 casais (45%) se separaram. Os pesquisadores dizem que o aprendizado de máquina tornou possível avaliar as variáveis em um gerenciamento com um número tão grande de observações. 

Inteligência artificial e o futuro dos casais

Com inteligência artificial foi possível avaliar padrões complexos e prever o comportamento futuro quando os autores dividiram sua amostra em duas partes e usaram os resultados da primeira metade para prever os resultados da segunda metade dos casais. Os resultados mostraram uma previsão bem maior do que quando utilizados métodos de análise convencionais.

Leia também!

publicidade

“Um exemplo claro das potenciais dificuldades de considerar todas as variáveis ​​e suas possíveis interações diz respeito aos ‘cinco grandes’ traços de personalidade. Para explicar as características de ambos os parceiros (10 variáveis) e todas as suas interações bidirecionais (25 variáveis), seria necessário incluir 35 variáveis ​​independentes, o que seria muito problemático em um modelo de regressão.” 

Os pontos cruciais que determinam o futuro dos relacionados foram: satisfação com a vida de ambos os parceiros, percentual da mulher no trabalho doméstico, estado civil, jornada de trabalho da mulher, nível de abertura da mulher e nível de extroversão do homem. Além disso, a interação entre esses casos gera variáveis complexas, como quando a satisfação com a vida do homem era alta, a satisfação com a vida da mulher aumentava constantemente as chances de sobrevivência da união. No entanto, o mesmo não acontece com o movimento contrário.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!