Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais apontou que a Covid-19 pode afetar a fertilidade de homens. Ao analisar pacientes que morreram em decorrência da doença, notou-se que 100% deles tinham o SARS-CoV-2 nos testículos.  

Além disso, o estudo mostrou que o vírus presente na região tinha a capacidade de infectar mesmo após bastante tempo de contaminação. “Um dos pacientes morreu 26 dias após o início dos sintomas e havia vírus infectante no testículo, o que não era esperado”, conta o urologista Marcelo Horta Furtado, um dos coordenadores da pesquisa.  

Leia também!

Os pesquisadores analisaram os testículos de onze homens com idade entre 40 e 88 anos que tiveram a forma grave da Covid-19 e precisaram ser internados pela doença. Com a autorização da família, foram retirados os dois testículos dos pacientes.  

publicidade

Fertilidade e a Covid-19

Neste momento, os pesquisadores buscam entender como o vírus age nos testículos de homens que tiveram a Covid-19 de forma leve e não precisaram de internação, apenas isolamento pessoal.  

Os pesquisadores colheram amostras de sêmen entre 15 e 30 dias após o início dos sintomas e três e seis meses depois. Outro grupo está tendo a amostra coletada seis meses após a alta.  

Homem sentado na cama
Estudo da UFMG aponta que Covid-19 pode afetar a fertilidade em homens. Imagem: tommaso79/Shutterstock

O intuito é saber por quanto tempo os efeitos duram. Os pesquisadores disseram que indícios apontam que esse comprometimento pode ser transitório, voltando a fertilidade comum após determinado período depois da infecção por Covid-19.

A pesquisa também teve a contribuição da Universidade Estadual Paulista de São José do Rio Preto e da Faculdade de Medicina da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos.  

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!