A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou a alteração da numeração das ligações de telemarketing, para que sejam mais facilmente identificada pelos consumidores, nesta quinta-feira (10). Agora, chamadas feitas por celular para a venda de serviços ou produtos devem começar com o prefixo 0303. E, claro, é possível bloquear essas ligações.

De acordo com o órgão regulador, o bloqueio das chamadas desse tipo devem ser feito pelos meios já existentes. Alguns smartphones permitem que o usuário faça a interrupção dessas chamadas nativamente. Há ainda a possibilidade de bloquear as ligações de telemarketing através da operadora de telefonia.

Leia mais:

Inclusive, a mudança no prefixo foi um modo que a Anatel encontrou de facilitar o bloqueio de chamadas indesejadas pelos consumidores. Por enquanto, porém, a medida só é válida para aparelhos celulares. Somente em junho deste ano, a regra também vai chegar aos telefones fixos.

publicidade

Então, como bloquear as chamadas de telemarketing com o prefixo 0303?

A primeira opção para o consumidor é recorrer ao site Não me Perturbe, usado por empresas de telefonia e bancos. Nele, porém, o bloqueio é feito por companhia. Depois de acessar o portal, o usuário deve preencher um formulário para se cadastrar ou realizar o login, caso já seja cadastrado.

  1. Assim que realizar o login no Não me Perturbe, coloque seu número de telefone.
  2. Em seguida, marque as empresas que você não deseja receber chamadas de telemarketing.
  3. Por fim, clique em “Cadastrar telefone”.

Aplicativos

Os clientes podem também recorrer a aplicativos que bloqueiam chamadas. Algumas opções são o Whoscall e o Truecaller. O primeiro oferece serviço de identificação de chamadas, além de bloquear números insistintes e filtrar mensagens. Ele está disponível para iOS e Android. O segundo tem a mesma função e também pode ser baixado em smartphones da Apple e naqueles com sistema operacional do Google.

iPhone

Mas, claro, ainda há modos nativos dos aparelhos de realizar os bloqueios. A partir do iOS 13, em iPhones, o usuário pode ativar o recurso Silenciar Desconhecidos. É importante destacar, porém, que essa alternativa impede toda e qualquer ligação de números que não estão salvos na agenda. Então, há a possibilidade de perder ligações realmente importantes.

  1. Vá em “Ajustes” e clique em “Telefone”.
Imagem: Reprodução

2. Nesse menu, role para baixo até a parte “Silenciar Desconhecidos” e aperte.

Imagem: Reprodução

3. Por fim, ative na bolinha, apertando para que fique verde.

Imagem: Reprodução

Android

O Android tem uma opção melhor para evitar chamadas e spam. O Olhar Digital já ensinou AQUI como fazer para bloquear as ligações de telemarketing em aparelhos com esse sistema operacional.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!