Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, apontou uma forte associação entre a depressão e casos graves da doença do olho seco. Os resultados da pesquisa foram publicados na edição do último dia 10 da prestigiada revista Jama Ophthalmology.

O estudo envolveu pacientes com sintomas e sinais de moderados a graves da doença do olho seco, ao todo, foram acompanhados 535 pacientes de 27 centros de oftalmologia e optometria. Todos eles foram acompanhados durante um ano inteiro para uma série de avaliações.

Cruzamento avançado de dados

A partir dessas avaliações, os pesquisadores descobriram que os pacientes com diagnóstico de depressão apresentaram os piores sintomas da doença do olho seco. Para qualificarem este dado, os pesquisadores se basearam em alguns indicadores que são utilizados para medição da saúde ocular.

Um desses indicadores é o Índice de Doença da Superfície Ocular (OSDI, na sigla em inglês) e o outro é o Índice de Desconforto Ocular Breve. Ambos têm pontuações que são baseadas na intensidade dos sintomas da doença do olho seco, sendo que quanto mais alta a pontuação, pior a doença.

publicidade

Leia mais:

Os dados foram cruzados com os de um outro índice, este usado para diagnóstico de transtornos mentais, o Relatório de Componentes Mentais, do formulário de Pesquisa em Saúde Mental. Neste formulário, quanto menor a pontuação, mais graves são os sintomas dos transtornos mentais dos pacientes.

Depressão alterou gravidade do olho seco

Homem sentado em um corredor escuro
Gravidade dos sintomas depressivo afetou diretamente os sintomas da doença do olho seco. Imagem: Aonprom Photo/Shuttersotck

Os pesquisadores conseguiram traçar um paralelo que apontava que quanto menores eram as pontuações nos formulários sobre saúde mental, maiores eram as pontuações no OSDI. Os pesquisadores usaram linhas de base de seis e 12 meses, que apresentaram resultados relativamente parecidos.

“Identificar a depressão e considerar o tratamento, incluindo medicamentos sistêmicos, pode ser útil no manejo de pacientes com doença do olho seco. “Escrevem os autores. “Pacientes com preocupações mais graves da doença ou medições de sinais podem se beneficiar da triagem psiquiátrica comórbida”.

A doença do olho seco é uma condição relativamente comum, que faz com que as lágrimas não forneçam a umidade adequada para manter os olhos “hidratados”. Os níveis inadequados de umidade podem causar inflamações, vermelhidão e sensibilidade à luz. Em geral, o tratamento para a doença é feito com colírios especiais.

Via: Medical Xpress

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!