O carro oficial do presidente russo Vladimir Putin é a limusine Aurus Senat, veículo feito exclusivamente para ele conhecido como “Putin Car”.

O veículo de Vladimir Putin, fabricado na Rússia, é muito semelhante ao Rolls-Royce Phantom. A semelhança é gritante, com linha do teto, janelas, espelhos luzes trazeiras e capô entre os detalhes parecidos. No entanto, o veículo tem um visual diferente na grade dianteira, o que diferencia a limusine do modelo britânico.

publicidade
Rolls-Royce Phantom, carro que compartilha muitas semelhanças com o Aurus Senat. Imagem: Shutterstock

Feito em 2018 para substituir o veículo oficial anterior de Vladimir Putin, que era um Mercedes-Bens S600, o Aurus Senat do presidente da Rússia tem 6,7 metros de comprimento e pesa 7,2 toneladas. O carro possui blindagem forte, com vidros reforçados, piso protegido contra bombas, pneus run-flat, modelo que roda mesmo furado, armas integradas e até oxigênio embutido para casos de emergência.

veículo putin
Aurus Senat, limusine oficial do presidente russo. Imagem: Shutterstock

Todos esses “extras” diferenciam o veículo de Putin de uma versão comercial do Aurus Senat, que possui 2,7 toneladas de massa e é mais curto, com 5,63 metros de comprimento.

O Aurus Senat possui motor biturbo que roda a gasolina V8 de 4.4 litros que foi desenvolvido em parceria com a Porsche. O propulsor é elétrico e a limusine transmissão automática de nove marchas, 590 cv de potência, torque de 90,7 kgfm e tração de quatro rodas, alcançando velocidade de 250 km/h e chegando de zero a 100 km/h em apenas 6 segundos.

Leia mais:

Outros detalhes do veículo oferecem conforto e sofisticação extra, como a madeira polida no painel e nas soleiras das portas, assentos reclináveis e revestidos com couro russo branco ou bege, geladeira com bebidas e janelas protegidas por cortinas. Apesar de não haver fotos do interior do Putin Car, há quem diga que o veículo ainda possui telas para videoconferências, o que indica que decisões importantes podem ter sido tomadas de dentro do Aurus Senat.

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!